Palestras, minicursos, exposição de máquinas e equipamentos e peixes ornamentais marcarão o III Seminário Piauiense de Aquicultura, evento que acontece nos dias 21 e 22 de novembro, no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Teresina. As inscrições devem ser feitas no site www.pi.sebrae.com.br.
No seminário, são esperadas cerca de 400 pessoas, entre empreendedores e produtores, não só do Piauí, mas também de toda a região Nordeste.
“A ideia é contribuir com o incremento da produtividade e da competitividade dos empreendimentos, promovendo o avanço da aquicultura no Estado por meio da capacitação e inovação. A piscicultura no Piauí tem sido muito importante como um instrumento de desenvolvimento social e econômico, possibilitando o aproveitamento efetivo dos recursos hídricos locais e a criação de postos de trabalhos”, declara o analista do Sebrae no Piauí, João Pinheiro.
Nas palestras serão abordados os mais diversos assuntos relacionados ao universo aquícola, como: gestão na aquicultura, inovações e tecnologias, diversificação da produção, nutrição e alimentação de peixes, mercado para os produtos aquícolas e linhas de crédito para a piscicultura e carcinicultura.
No dia 21, ocorrerá a apresentação do Plano de Desenvolvimento da Aquicultura do Estado do Piauí. Também acontecerão as palestras A Organização Setorial da Piscicultura como Fator de Competitividade; Tecnologias para Produção de Camarão em Águas Oligohalinas; Custos e Eficiência na Produção de Peixes; A Nova Aquicultura e as Inovações Tecnológicas e Nutrição e Alevinagem.
No dia 22, as palestras tratarão dos seguintes temas: Benefícios do Gerenciamento de Dados em Aquicultura; Viabilidade Econômica do Panga BR; Impactos Econômicos de Diferentes Estratégias de Alimentação e Nutrição; Como Utilizar Probiótico em Sistema Simbiótico e Compostagem Orgânica como Manejo Sustentável dos Resíduos da Aquicultura.
Um dos destaques do seminário será a palestra A Redução dos Desperdícios na Piscicultura, com o doutor em Aquicultura pela Auburn University, dos Estados Unidos, Fernando Kubtiza. O profissional é um dos mais conceituados especialistas da América Latina quando se trata de nutrição de peixes.
EXPOSIÇÃO DE PEIXES ORNAMENTAIS
Durante o seminário acontecerá ainda uma exposição de peixes ornamentais, na qual serão apresentadas diversas espécies desses animais.
“A produção comercial de peixes ornamentais é uma atividade bastante lucrativa, mas ainda em estruturação no Piauí, representando assim uma grande oportunidade para aqueles que ingressarem nesse ramo”, destaca Pinheiro.
Ainda segundo o analista, a criação de peixes ornamentais cresceu muito nos últimos anos, tornando-se uma excelente opção de negócio dentro da aquicultura. “São peixes que têm preços mais elevados do que os produzidos para consumo, e que necessitam de menos espaço para serem criados, além de se reproduzirem mais rápido”, comenta.
No Brasil, a criação comercial de peixes ornamentais é uma atividade relativamente recente, mas que já movimenta cerca de US$ 1 bilhão. Seu maior impulso ocorreu no final da década de 70. Hoje, a atividade se encontra em fase de plena expansão, com a entrada no mercado de um grande número de criadores.
O III Seminário Piauiense de Aquicultura é uma realização do Sebrae no Piauí e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, SDR, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar; Câmara Setorial de Piscicultura do Piauí; Organização das Cooperativas Brasileiras, OCB; entre outras instituições e empresas privadas.
Maiores informações sobre o Seminário Piauiense de Aquicultura podem ser obtidas através da Central de Relacionamento Sebrae, no número 0800 570 0800; ou do telefone (86) 3216-1388.
Ver todos os comentários | 0 |