Estratégias para elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 serão tema de seminário a ser realizado dias 23 e 24 de janeiro de 2018, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí (OAB-PI), em Teresina.
Promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação – Piauí (Undime-PI) e Educ@ Soluções Educacionais, o Seminário "Ideb 2019 – Estratégias para Elevação dos Resultados" discutirá temáticas como Gestão de Resultados e Planejamento Estratégico em Educação. A programação inclui também assuntos oportunos à gestão educacional pública no ano de 2018, como a Base Nacional Curricular Comum, a ampliação da hora-aula para 60 minutos e o novo Plano de Ações Articuladas (PAR).
O principal foco do evento é a disseminação, por meio de palestras e mesas redondas, de saberes sobre o funcionamento do Ideb, abrindo espaço para discussão da condução de políticas públicas e desenvolvimento de estratégias e ações que possam ser efetivas para a promoção da aprendizagem dos estudantes no tempo adequado nas redes públicas de ensino.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Sede da OAB Piauí
O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a partir de dados do Censo Escolar, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil, com o objetivo de acompanhar a evolução da educação e estabelecer o padrão de qualidade definido pelo Ministério da Educação como meta a ser atingida pelas escolas de todo o País. Desta forma, foi implantado com o intuito de induzir políticas educacionais e monitorar a qualidade do ensino, sintetizando dois dos maiores desafios da educação básica brasileira: elevar as taxas de rendimento (fluxo escolar) e melhorar a aprendizagem dos alunos.
“Os dirigentes em educação têm uma preocupação constante com os resultados do Ideb, uma vez que se trata de um dos principais índices quando falamos em qualidade da educação básica no Brasil. Por isso, estamos promovendo este rico debate sobre estratégias para elevação de resultados do Ideb logo no início do novo ciclo”, declara a professora Sidnei Lins, presidente da Undime-PI. “Mas também iremos tratar de assuntos que impactarão a gestão da educação no ano de 2018, novidades como a Base Nacional Curricular Comum e o novo PAR. Por isso é fundamental a participação de gestores e dirigentes escolares”, acrescentou.
Inscrições
O evento tem como público-alvo gestores municipais, dirigentes municipais de educação, gerentes, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e demais responsáveis por redes ou escolas da educação básica de ensinos Fundamental e Médio.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, até o dia 23 de janeiro de 2018, por meio do endereço eletrônico even3.com/seminarioideb2019. Associados Undime adimplente contam com inscrição com valor promocional.
Ver todos os comentários | 0 |