O prefeito de Marcolândia, Francisco Pedro de Araújo, mais conhecido como Chico Pitu, afirmou que o município passa pela maior escassez de chuvas dos últimos anos e que isso tem afetado a crise hídrica do município, com o nível do reservatório em apenas 10% da sua capacidade. Por causa disso ele publicou decreto declarando situação de emergência em Marcolândia.
No decreto de nº 05, de 26 de janeiro, ele coloca a situação de emergência pelo período de 180 dias e autoriza a realização de ações emergenciais para que ajude no restabelecimento da normalidade.
- Foto: Lucas Dias/GP1Francisco Pedro,Chico Pitu, Prefeito de Marcolândia
Ele destaca ainda que Marcolândia também tem sofrido com a perda agrícola e com a “redução de cerca de 62% dos rebanhos, bovinos, caprinos e ovinos, devido a escassez de pastagem e insuficiência de água nos reservatórios”.
O prefeito explicou que “este quadro tende a evoluir no município e que a população clama por medidas urgentes e inadiáveis no sentido de que seja amenizado o seu sofrimento”. Com a declaração de emergência, ficam ainda dispensados de licitações os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas, no prazo de 180 dias consecutivos e ininterruptos contados a partir da caracterização do desastre, vedados a prorrogação dos contratos.
Ver todos os comentários | 0 |