O Sesc vai realizar de 21 a 24 de agosto uma oficina de produção de cordel, ministrada pelo professor Raimundo Clementino. As atividades acontecem das 14h às 18h no Sesc Centro, em Teresina, e fazem parte do projeto Trilhas Literárias.
Para participar da oficina basta se inscrever no Setor de Cultura do Sesc Centro da Avenida Maranhão, das 8h às 12h e das 13h às 17h, mediante a ação 1kg de alimento ao programa Mesa Brasil.
O tema da oficina é “A cidade de Teresina”, em homenagem aos 165 anos da capital do Piauí e pelo mês em que se comemora o Dia do Poeta da literatura de cordel.
“Esta oficina encerra o ciclo de oficinas de criação literária que abrangeu público diversificado interessado na leitura e produção textual”, reforça a coordenadora do projeto Trilhas Literárias, Roseane Santos. O projeto proporcionou a formação de grupos de grupos produtores e consumidores de textos literários, nos diferentes gêneros, modalidades, temas e níveis de leitura, formando, incentivando e valorizando talentos locais.
Segundo Roseane a ideia é que a oficina sensibilize os graduandos, professores e comunidade em geral sobre a importância de se trabalhar com a literatura de coral para melhoria e prática da leitura e escrita. Ela destacou a importância em disseminar a prática do cordel - tipicamente nordestina, fazendo com que se valorize e propague uma cultura que faz parte de nossas raízes.
Sobre Raimundo Clementino
Raimundo Clementino Neto é piauiense de Bocaina. Poeta, cordelista, compositor e professor da Rede Pública de Ensino. É especialista em Linguística, possui oito livros publicados, dentre estes, O Famoso Martim-TIM (infantil), Ditames Divinais (bolso), Mãe eternamente, Mãe (poesia), Protótipos de Redação com Rima Métrica e Inspiração (sonetos redacionais).
Raimundo Clementino Neto possui mais de 40 anos de carreira e já publicou dezenas de cordéis. Apaixonado pelas artes, porém rendido aos encantos do autêntico jogo de bola, por acreditar que, é o futebol a salvação do mundo, publicou o livro Futebol e Vida.
Ver todos os comentários | 0 |