Aconteceu na manhã desta sexta-feira (23), a solenidade de comemoração dos 182 anos da Polícia Militar do Piauí, com a promoção de praças e oficiais e entrega de novos equipamentos, além de homenagens e entrega de medalhas na sede do Quartel de Comando Geral (QCG), no bairro Ilhotas, zona sul de Teresina. Ao todo, são 137 promoções de policiais militares.
Na solenidade foram entregues equipamentos para contribuírem com o trabalho da PM no estado. Foram 450 novos coletes, para já cobrir os 400 policiais que devem integrar a PM ainda neste ano. Um novo caminhão foi entregue para a cavalaria e mais de 300 mil munições foram adquiridas em um período de dois anos e seis meses.
O Secretário de Estado da Segurança Pública, Capitão Fábio Abreu afirmou durante pronunciamento na solenidade que é importante esse reconhecimento para os oficiais que tão bem representam a corporação da PM no estado. “As promoções são, no nosso entendimento, justas e necessárias para a atividade profissional, para os familiares. Quero agradecer e parabenizar aqueles que vão ser homenageados, que vão receber condecorações da nossa instituição”, disse.
O governador do Piauí, Wellington Dias, comemorou a entrega dos equipamentos e da promoção dos oficiais, visto a situação econômica e financeira do estado. “É uma honra muito grande para mim poder seguir nas carreiras, nós estamos seguindo com as promoções de todas as área, mesmo em um período crítico como vivencia o Brasil, da mesma forma também tendo as condições de reajustamento salarial”, afirmou.
O chefe do executivo estadual fez uma comparação da situação da PM no estado desde a primeira vez em que assumiu o governo, em 2003, e atualmente. “Fizemos mudança no plano de carreira, legalizamos a polícia para ter companhias, quartéis, todas as suas áreas. Passamos a estruturar a área de diligência, a área relacionada aos crimes especializados e o resultado é ver a polícia hoje com a autoestima elevada, entre as melhores polícias do Brasil, bem qualificada. Aqui cada vez melhor equipada. Ainda tem muita coisa para fazer mas acho que, olhando para trás, nós caminhamos bem” disse.
Wellington Dias anunciou ainda melhorias para o trabalho desses oficiais, dando como exemplo locais de trabalho como quartéis, companhias, delegacias e agrupamentos. “Da mesma forma condições em equipamentos, desde viaturas, armamentos, enfim, mas também coletes”, completou o governador.
O Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Carlos Augusto, elogiou a atuação da PM no estado, mas afirmou que a questão da segurança não depende apenas dos oficiais que realizam o trabalho ostensivo. “Temos uma missão em específico: preservação da ordem pública. Prender as pessoas e temos prendido reiteradas vezes. Não tem crime nesse estado que a polícia não consiga chegar aos autores. Essa é uma questão da polícia. Temos vários passos a serem dados depois de uma prisão e esperamos que as instituições se aperfeiçoem”, afirmou.
Ver todos os comentários | 0 |