Após ampla discussão em plenário, a Câmara Municipal de Picos rejeitou na sessão de ontem, 14, requerimento de autoria de vereadores da oposição, solicitando a realização de audiência pública para tratar sobre a cobrança da taxa do lixo. Caso a matéria tivesse sido aprovada, o debate ocorreria na próxima quarta-feira, 21, às 19 horas, no auditório da própria casa legislativa.
- Foto: José Maria BarrosRequerimento foi rejeitado pela Câmara de Picos
A proposta partiu dos vereadores Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PRTB); Valdívia Santos (PRTB) e Simão Carvalho Filho (PSD), porém, foi rejeitada pela maioria da Câmara. Além dos três autores do requerimento, votaram a favor da realização da audiência pública os vereadores Antônio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá (PP) e José Joaquim de Carvalho, o Dedé Monteiro (PPS).
Embora favorável a matéria, o vereador Antônio Afonso Santos Guimarães Júnior, o Afonsinho (PP), permaneceu em pé na hora da votação. Carlos Luís Nunes de Barros (PSDB) deixou o plenário logo após fazer uso da palavra e não votou.
- Foto: José Maria BarrosRenato Ibiapino (PRTB) foi um dos autores do requerimento
Votaram contra a realização da audiência pública os vereadores da situação José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PP), Creusa Nunes (PMDB); Francisca Celestina de Sousa, a Dalva Mocó (PTB); José Luís de Carvalho (PTB), Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi (PT) e José Arimateia Luz, o Maté (PSL).
O presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor Saunders Martins (PMDB) não votou. No entanto, manifestou-se contrário a realização da audiência pública, argumentando que a proposta estava sendo usada pela oposição como arma política e, com o intuito de constranger a administração e jogar os vereadores da situação contra o povo.
- Foto: José Maria BarrosMesmo sem votar presidente da Câmara mostrou-se contrário
Autores do requerimento, os vereadores Renato Ibiapino e Valdívia Santos, ambos do PRTB, defenderam a realização da audiência pública, ressaltando que o debate é necessário e imprescindível para que a população possa se manifestar sobre o assunto.
Decreto
Assinado no último dia 16 de maio pelo prefeito Padre José Walmir de Lima (PT), o decreto que regulamenta a cobrança da taxa de coleta, remoção e destinação do lixo do município de Picos já está em vigor. Cópia do decreto foi publicada no Diário Oficial dos Municípios edição desta quinta-feira, 14, página 138.
Ver todos os comentários | 0 |