Representantes de vários setores da sociedade e do governo se reuniram, na Câmara Municipal de Uruçuí, a 434 km de Teresina, para discutir alternativas para combater a violência. A audiência pública proposta pela vereadora Gleicy Maria (PT) foi motivada pelo crime ocorrido no dia 2 de maio passado em que uma jovem grávida sofreu estupro coletivo e o namorado degolado por três adolescentes. A senadora Regina Sousa, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, propôs a criação de um Fórum de Combate à Violência no município.
A senadora disse que o enfrentamento à violência precisa ser discutido por todos os setores da sociedade e do governo. “Tem que haver parcerias entre prefeitura, governo e famílias para resolver os problemas e apontar soluções”. A parlamentar comentou que é preciso discutir o enfrentamento às drogas, à violência contra a mulher e também reduzir o número de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. E um dos caminhos é a educação, pois a repressão não resolve e exemplificou o caso do município de Queimada Nova, em que todos os motociclistas usam capacetes graças à conscientização.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Senadora Regina Sousa
No caso dos menores envolvidos em crimes, a senadora disse que eles precisam ser ressocializados e, para isso, é necessária uma ação coletiva e as famílias têm papel importante nesse processo. “Tudo passa pela educação. A criança precisa ser ensinada a não querer, não sentir vontade de experimentar”, afirmou.
Na audiência pública participaram vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade. O secretário municipal da Juventude Alisson Guimarães enumerou as ações já realizadas e que serão implantadas no município com o objetivo de afastar os jovens da criminalidade que inclui o trabalho de prevenção e atividades esportivas, de lazer, arte e música.
O prefeito Wagner Coelho (PROS) informou que o poder municipal está fazendo o trabalho de prevenção à violência e um das ações é monitoramento da cidade através de câmeras. No município com mais de 20 mil habitantes serão implantadas duas comunidades terapêuticas que vão ofertar 50 vagas para dependentes químicos do sexo masculino.
Visita
A senadora Regina Sousa fez uma visita de solidariedade às famílias de Flaviano da Silva Marinho, o jovem de 19 anos que foi degolado e o corpo jogado no rio Parnaíba no início de maio deste ano. Ela conversou com a namorada de Flaviano, a adolescente grávida que sofreu estupro coletivo. A presidente da Comissão de Direitos Humanos foi a Benedito Leite (MA) conversar com os familiares dos três adolescentes acusados do crime em Uruçuí. “É preciso conhecer a história de cada um para tentar evitar que outros casos aconteçam”, explicou Regina Sousa.
Posse do Diretório do PT
Após a audiência pública, a senadora Regina Sousa participou da solenidade de posse do novo Diretório Municipal do PT de Uruçuí que será presidido pelo vice-prefeito, José Humberto, até 2019. Ele substitui a vereadora Gleicy Maria. Durante a solenidade o Partido dos Trabalhadores ganhou novos filiados, dentre eles o radialista Abdoral Martins.
Ver todos os comentários | 0 |