O coral Vozes do Campus apresenta concerto do projeto Sesc Partituras às 19h30 deste sábado (08), na Igreja da Vila Operária, em Teresina, após a missa da comunidade.
O Vozes do Campus é formado por alunos, egressos, professores e funcionários da Universidade Federal do Piauí (UFPI), além de pessoas da comunidade. Tem como regente, o maestro Samuel Fagundes.
- Foto: Divulgação/AscomEvento acontece neste sábado (08)
Além de Teresina, 18 cidades brasileiras realizam concerto simultâneos, em comemoração aos cinco anos do site Sesc Partituras. A série de concertos objetiva divulgar o acervo do Sesc Partituras, difundindo o patrimônio musical brasileiro de tradição escrita, e incentivar o desenvolvimento de intérpretes de repertório nacional.
O concerto também marca a nova versão do banco virtual de partituras, mais prático e mais moderno, trazendo novidades que vão facilitar o acesso. O site foi lançado com cerca de 400 partituras. Atualmente conta com mais de 2.300 obras de mais de 250 compositores.
Excepcionalmente, o primeiro concreto do Sesc Partituras 2017 aconteceu na noite desta quarta-feira (5), em Salvador (BA). A cidade de Maceió (SE) realizará concerto do Sesc Partituras dia 29 de abril.
- Foto: Divulgação/AscomO coral Vozes do Campus apresenta concerto do projeto Sesc Partituras às 19h30.
Repertório
· Missa solene (Antônio Rayol)
· Pare nosso nº 1 (Celeste Jaguaribe)
· Christus Factus Est (José Maurício Nunes Garcia)
· O Meu Sertão (Francisca Gonazaga)
· As Sete Palavras da Oração Dominical
· Ave Maria
· Boi do Piauí
· Santo, Santo, Santo
· Vaqueiro
· Cadê o Boi? (Reginaldo Carvalho)
· Memento Mei Deus (Lobo de Mesquita)
Sobre Vozes do Campus
O Projeto Vozes do Campus/ Coral da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi criado em agosto de 2014. É executado na Pro-Reitoria de Extensão, através da Coordenação de Ação Comunitária e Cultural. Tem como clientela principal alunos e ex-alunos da UFPI e mais, funcionários, professores ou pessoas interessadas da comunidade pela música coral.
No início de cada período é realizado um teste de aptidão como requisito necessário para a participação no grupo e a condição de bolsistas de trabalho do Projeto.
Também é oferecido anualmente duas oficinas de Canto Coral para os alunos iniciantes e preparação de novos cantores.
Trata-se de ação imprescindível para qualquer universidade ou estabelecimentos de ensino que envolve um grande número de alunos, a experiência numa atividade cultural que estimule o lado criativo do estudante e que promova uma integração social através da arte.
O Canto Coral é hoje o mais fácil e mais barato meio de se implantar uma atividade cultural, pois o único instrumento musical utilizado é a voz. Para isso, bastando apenas uma organização de um cronograma de tempo e espaço que estejam em consonância com a Universidade e com o horário das disciplinas dos alunos.
O desenvolvimento da atividade do canto coral, além de despertar no aluno o interesse na arte musical, desenvolve também uma crescente evolução intelectual entre os membros do grupo e na comunidade que também participa como consumidora deste trabalho.
Ver todos os comentários | 0 |