- Foto: DivulgaçãoDebate sobre a reforma da Previdência Social
O Fórum Piauiense em Defesa da Previdência Pública realiza, na noite desta terça-feira (07), em Teresina, um debate público sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 287, que prevê a reforma da Previdência Social e deve ser votada em abril. O evento acontece no auditório do prédio C do Instituto Federal do Piauí (IFPI) Central, iniciando às 18h.
O debate contará com a participação do professor de Economia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Osmar Gomes, da representante do Ministério do Trabalho no Piauí, Paula Mazullo e de representantes da Comissão de Previdência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Secção Piauí.
O Fórum Piauiense em Defesa da Previdência Pública surgiu no início deste ano, reunindo entidades como sindicatos, associações, centrais sindicais e organizações políticas.
Para Glaudson Lima, advogado e integrante do fórum, o debate amplo sobre a reforma se faz necessário em uma conjuntura que não tem sido favorável aos trabalhadores. “Primeiro tivemos a aprovação da PEC 55, que limita os gastos públicos e agora mais propostas semelhantes, temos a Reforma da Previdência agora e já está prevista a reforma trabalhista, que atacam principalmente as mulheres, o Governo se utiliza, inclusive, do discurso do movimento de luta das mulheres pela igualdade, querendo equiparar tanto o tempo de contribuição, quanto o tempo da idade mínima de aposentadoria com a dos homens, que passaria de 55 apara 65 anos, alegando que elas já conquistaram muitos direitos. É um retrocesso muito grande. Outro ataque é para as pessoas do campo, que não pagam contribuição e a reforma prevê que elas devem pagar”, declarou ao GP1.
Ver todos os comentários | 0 |