A partir dessa segunda-feira (06), o primeiro lote com 27.450 unidades de frascos de repelentes para a prevenção e proteção de gestantes contra o Aedes aegypti serão encaminhados para os munícios do Piauí. Os repelentes serão disponibilizados em sete lotes pelo Ministério da Saúde, totalizando em 439.200 frascos.
O repelente será distribuído, exclusivamente, para gestantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e acompanhadas pelo Programa Bolsa Família na Estratégia Saúde da Família. “Nós recebemos o produto, adquiridos pelo governo federal, e serão enviados para as regionais de saúde para que deem o destino adequado aos municípios”, disse Miriane Araújo, gerente de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
De acordo com Miriane Araújo, cada gestante vai receber dois frascos de 200 ml do repelente, por mês. "O repelente é produzido com um produto químico que apresenta proteção contra o Aedes, Culex e Anofheles aquasalis, e apresenta proteção de 10 horas contra os mosquitos”, diz Miriane Araújo.
A primeira remessa abastecerá mulheres grávidas que estão cadastradas no Bolsa Família. "A política de distribuição de repelentes é motivada em razão de promover a proteção dessas mulheres contra a picada do mosquito que poderá levar a um agravo gestacional que, por sua vez, pode causar a má formação do feto”, acrescenta a gerente.
Ver todos os comentários | 0 |