O juiz federal Agliberto Machado Gomes, da 3ª Vara Federal, recebeu denúncia contra o ex-prefeito de União, José Barros Sobrinho e o ex-secretário de Finanças do município, Orcinilton Coelho. A decisão é do dia 31 de janeiro.
De acorda com a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal, os gestores receberam recursos do SUS no valor de R$ 224.537,80 em janeiro de 2011. O valor repassado através da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí – SESAPI seria para reforma do Hospital Rocha Furtado, mas em auditoria realizada em 2013 ficou constatada que a obra nunca foi realizada.
Em defesa prévia, o ex-secretário alegou que era apenas um agente político e não atou como executor da despesa. Já o ex-prefeito José Barros afirmou que os recursos repassados foram transferidos para conta única da Prefeitura e que, com a transferência, ficou quase impossível diferenciar quais eram os recursos específicos para a referida reforma.
Com o recebimento da denúncia, o juiz determinou a citação dos ex-gestores, sobre a instauração de ação penal, para responderem à acusação no prazo de dez dias.
Em agosto de 2016, José Barros foi condenado pela Justiça Federal por ter recebido recursos do Ministério da Saúde e não ter comprovado a utilização.
Outro lado
Procurado pelo GP1 o ex-prefeito não foi localizado para comentar o caso.
Ver todos os comentários | 0 |