Nesse domingo (22), a prefeita Vilma Amorim participou da solenidade de outorga de ordem estadual do Mérito Renascença do Piauí realizada no Grêmio Recreativo Piracuruquense, no município de Piracuruca.
O evento reconhece oficialmente a contribuição de diversos piauienses para o progresso do Estado e condecora os escolhidos por meio de comendas. Dois esperantinenses foram escolhidos, o agricultor Manoel do Morro, um dos fundadores da FAMCC (Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários), e também da Fetag, e a quebradeira de coco, a senhora Francisca Rodrigues dos Santos, mais conhecida como Chica Lera, que tem uma luta constante em defesa dos direitos das mulheres do campo e das quebradeiras de coco babaçu.
- Foto: Divulgação/AscomSolenidade em Piracuruca
A solenidade, que é parte das comemorações dos 194 anos de adesão do Piauí à independência do Brasil, prestou homenagem a autoridades, empresários, jornalistas e cidadãos que se destacaram na educação e na cultura.
O governador Wellington Dias enfatizou a importância dos homenageados para o desenvolvimento cultural, social e econômico do Estado. "É uma alegria homenagear homens e mulheres do Piauí e também de outros estados que contribuem para o desenvolvimento do nosso Estado, entre diversas contribuições podemos citar a Lessandra Ribeiro, professora que criou um projeto na área da educação, que ensina as crianças e adolescentes a evitar a gravidez precoce, o seu Manoel do Morro, que conheci nas lutas sindicais pelos direitos dos trabalhadores e esta mulher guerreira, que é do movimento das quebradeiras de coco babaçu, dona Chica Lera", explicou o governador.
A prefeita Vilma Amorim, que acompanhou a solenidade na cidade de Piracuruca e deu todo apoio para que os homenageados fossem com seus familiares receber as honrarias, falou da importância que tem o reconhecimento do governador a dois esperantinenses.
"Eu quero, em nome de Esperantina, agradecer ao governador Wellington Dias e ao deputado Lima, que fez a indicação dessas duas pessoas e para mim, como prefeita, é uma honra muito grande. A dona Chica Lera é uma mulher muito lutadora, sempre em defesa dos direitos sociais e o seu Manoel é uma pessoa honrada, trabalhadora, um grande pai de família e a gente se sente representado por eles. É muito gratificante essa homenagem, não é apenas deles, mas também do povo de Esperantina e parabéns aos dois por tudo que eles têm feito por nossa cidade", disse.
Os vereadores Domingos Luiz, Zé Germano e o presidente da Câmara, Manoel Filho, participaram da solenidade e parabenizaram os dois homenageados com a medalha.
GRAU CAVALEIRO
Homenageados: Francisca Rodrigues dos Santos, João Soares dos Santos, José Astrogildo de Moura, José de Oliveira Machado de Cerqueira, Manoel Luiz Pereira.
Ver todos os comentários | 0 |