Na manhã desta terça-feira (20) o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou a cartilha “O seu município em números 2016”. O objetivo do folheto é proporcionar aos eleitores e candidatos a cargos políticos nas eleições de 2016, um melhor conhecimento da situação econômica, social e política do município, para promover um maior debate de ideias e propostas que devem preceder a escolha dos candidatos.
O material informativo contém dados sobre a população e domicílios da cidade em questão, além de tratar sobre temas como educação, saúde e economia. O folheto também busca conscientizar os eleitores sobre o papel do prefeito e dos vereadores em uma cidade. “O seu município em números 2016” foi lançado em todas as cidades brasileiras na última sexta-feira (16). Em Teresina, a cartilha está disponível na sede do TRE-PI, na Câmara Municipal de Vereadores e também na versão digital no próprio site do IBGE.
- Foto: Lucas Dias/GP1Cartilha
Para o presidente do TRE-PI, desembargador Joaquim Santana, a iniciativa é um avanço na divulgação de informações durante o período eleitoral. “Esse material vai ser fundamental para o cidadão esclarecido, como também para os candidatos de boa fé e para os próprios TRE’s, no sentido de basilar os destinos do nosso município”, disse.
Já o chefe da unidade estadual do IBGE, Leonardo Santana Passos, ressaltou a importância da parceria entre as duas instituições para a realização do material. “É uma parceria muito valorosa, porque nos dá uma visibilidade grande para esse trabalho. A missão do IBGE é retratar o Brasil com informações necessárias patra o conhecimento da realidade e ao exercício da cidadania. E o exercício do voto é um dos momentos mais importantes para se exercer a cidadania. Utilizamos aqui diversas pesquisas do próprio IBGE, como também de outras instituições de pesquisas”, informou o chefe do IBGE.
“Queremos trazer esses elementos para que os eleitores e candidatos, formadores de opinião, conheçam melhor os seus municípios”, finalizou.
Ver todos os comentários | 0 |