Centenas de estudantes de diversos cursos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizaram manifestação na noite desta terça-feira (22), na entrada principal da instituição, com cartazes e caixas de som, eles impediram a entrada e saída de veículos. Os estudantes protestaram contra a PEC 55 e a reforma do Ensino Médio, propostas pelo Governo Federal.
De acordo com a estudante do curso de Serviço Social, Amanda Dias, a mobilização teve início às 17h. “Nós mobilizamos os estudantes e fizemos a interdição desde o fim da tarde. Aqui temos alunos de vários cursos, além de Serviço Social, tem alunos de História, o pessoal de Farmácia, as Engenharias vieram também apoiar”, disse.
Amanda afirmou que o movimento é parte da agenda de ocupação dos estudantes, que ocorre desde o dia 18 de outubro. A estudante informou há outras mobilizações programadas, além da ida à Brasília no dia 29 de novembro, para o protesto nacional contra a PEC 55. “Por enquanto vamos fazer piquetes, alguns estudantes já estão mobilizados para viajar no dia 29, para a marcha nacional. Mas independente disse, estaremos aqui em mobilização”, ressaltou.
Por volta das 19h, houve um início de embate entre os manifestantes e um motorista que tentou furar o bloqueio. Os estudantes informaram que haviam entradas alternativas na instituição e o motorista saiu do local, sem maior confusão.
A ocupação
No dia 18 de outubro, um grupo de estudantes ocupou o salão nobre da reitoria da Universidade Federal do Piauí, seguindo a mobilização que ocorre em todo o país contra a Reforma no Ensino Médio. Após um mês de ocupação, os estudantes concordaram, durante audiência pública, em deixar a reitoria e ocupar o auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE).
Ver todos os comentários | 0 |