O GP1 recebeu nesta segunda-feira (19) denúncia de acúmulo de lixo em uma calçada na quadra 173 do bairro Dirceu, na zona sudeste de Teresina. Conforme relatos, o lixo é jogado pelos próprios moradores e comerciantes da região.
Segundo o denunciante, que preferiu não se identificar, essa situação é corriqueira e entre os materiais despejados estão vasilhas, garrafas e copos que, com as frequentes chuvas, acumulam água, podendo formar criadouros do mosquito Aedes Aegypti , transmissor da dengue .
Próximo do local utilizado pela população para descartar o lixo funciona também uma lanchonete, o que agrava ainda mais a situação.
Ainda conforme o relato, o lixo está no local desde o último sábado (17) e que o caminhão da coleta de lixo passará somente na tarde desta segunda.
Dados da dengue em Teresina
Entre a 1ª e 4 Semana Epidemiológica de 2024, Teresina liderou a lista de municípios piauienses com o maior número de casos prováveis de dengue em 2024, com 123 notificações. No estado, foram confirmados 166 casos, número que corresponde a 33,8% a menos que os 251 casos registrados em todo o estado no mesmo período do ano passado.
Outro lado
Procurada, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) informou que possui um telefone para denúncia, 86 9 9402-3074.
Confira abaixo a nota na íntegra:
A SEMDUH agradece ao GP1 pela comunicação da reclamação dos moradores da Quadra 173 do Dirceu, referente a um problema de descarte irregular de lixo.
Diante dessa situação, reforçamos a importância da colaboração da população para combater essa prática prejudicial ao meio ambiente. Pedimos que os moradores denunciem qualquer caso de descarte irregular de lixo ao Programa Lixo Zero, por meio do WhatsApp 9 9402-3074.
Para uma investigação mais eficaz, solicitamos aos denunciantes que forneçam fotos e vídeos que possam auxiliar na identificação dos responsáveis pela infração. Além disso, a identificação de placas de veículos envolvidos também é de grande relevância para o sucesso das ações de fiscalização. Garantimos total sigilo da identidade de quem fizer a denúncia.
A SEMDUH está empenhada em trabalhar em conjunto com a comunidade para coibir o descarte irregular de lixo.