Pelo menos cinco pessoas morreram em razão das fortes chuvas que atingem o Rio de Janeiro desde o início da noite desta quarta-feira, 6. A informação foi confirmada pelo prefeito Marcelo Crivella, que decretou luto oficial de três dias. O temporal também causou um deslizamento que provocou o desabamento de um trecho da Ciclovia Tim Maia.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas pessoas morreram durante o desabamento de uma casa em Guaratiba, na zona oeste da cidade. No mesmo local, outros dois homens ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Municipal Lourenço Jorge. A terceira vítima morreu na Rocinha, zona sul da cidade, ao ficar soterrada em uma casa após o deslizamento de uma barreira.
Equipes da @Prefeitura_Rio e do @cbmerjoficial trabalham intensamente na tentativa de resgate das vítimas #PrefeituraRIO pic.twitter.com/Bzx8dbNQzd
— Prefeitura do Rio (@Prefeitura_Rio) February 7, 2019
No morro do Vidigal, as chuvas provocaram deslizamentos de terra que atingiram dois ônibus na Avenida Niemeyer, também na zona sul. O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou nesta quinta-feira, 7, que a via permanecerá totalmente interditada nos dois sentidos até a conclusão dos trabalhos das equipes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros. A orientação é que os motoristas que precisarem trafegar entre a Gávea e São Conrado nesta manhã acessem o Túnel Zuzu Angel.
Representantes da Defesa Civil estão atuando em conjunto com as equipes da @Prefeitura_Rio no @OperacoesRio para agilizar o atendimento. A orientação dos bombeiros é que as pessoas evitem deslocamentos e se mantenham em locais seguros.
— Governo do RJ (@GovRJ) February 7, 2019
Dentro de um dos ônibus, que foi esmagado por uma árvore e onde os bombeiros ainda não conseguiram entrar, acredita-se haver dois passageiros, de acordo com Crivella.
No total, 101 árvores caíram e 17 bolsões de alagamentos foram formados nas ruas do Rio. Crivella afirmou que 600 agentes da Prefeitura trabalham para amenizar os efeitos das chuvas pela cidade.
O prefeito Marcello Crivella está agora próximo à Comunidade do Vidigal e coordena o apoio às vítimas das fortes chuvas que caíram no Rio. #PrefeituraRIO pic.twitter.com/9rn16KDbQv
— Prefeitura do Rio (@Prefeitura_Rio) February 7, 2019
A Defesa Civil municipal registrou 19 ocorrências das 17h30 às 5h31 desta quinta-feira. Na estação Forte de Copacabana, a medição mostrou rajadas de vento de mais de 100 km/h.
ATUALIZAÇÃO | VIAS EXPRESSAS Av Brasil, L. Amarela e L. Vermelha liberadas sem interdições. Grajaú-JPA liberada sent Grajaú e temporariamente interditada sentido JPA.Zuzu Angel parcialmente liberado nos 2 sentidos.Alto da Boa Vista parcialmente liberado.AV Niemeyer segue fechada.
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) February 7, 2019
Rio em estágio de crise
O Centro de Operações informou que a cidade entrou em estágio de crise às 22h15 de quarta-feira diante das fortes chuvas, com intensas rajadas de vento. O fenômeno causou alagamentos em ruas e estabelecimentos comerciais, interditou vias e deixou bairros às escuras. A administração municipal recomendou que a população somente se desloque "em caso de extrema necessidade" e alertou que moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros.
O estágio de crise é o terceiro nível em uma escala de três e significa chuva forte a muito forte nas próximas horas, podendo causar alagamentos e deslizamentos.
As sirenes da Rocinha e Sítio Pai João foram acionadas às 21h48 para indicar aos moradores que desocupassem as residências e se encaminhassem a pontos de apoio. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem sendo arrastado pela água na região, mas ele não sofreu ferimentos graves.
O Sheraton alagou! Na Rocinha tá descendo enchurradas que estão levando carros...
— Diego (@Diegopinheiro) February 7, 2019
Rio abandonado pelo pastor!
Outro vídeo mostra o saguão do Hotel Sheraton, um dos mais luxuosos do Rio, completamente alagado e pessoas caminhando com água nos joelhos.
Hotel Sheraton - São Conrado - Rio de Janeiro pic.twitter.com/iFjIOKcCX4
— Gus Carioca (@oh_acredito) February 7, 2019
Os transportes circulam normalmente na cidade na manhã desta quinta, segundo as concessionárias.
TRANSPORTES | De acordo com as concessionárias, os sistemas @metro_rio, @SuperVia_trens, @BRTRio e @VLTCarioca operam normalmente, neste momento. pic.twitter.com/vUl1XxQud0
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) February 7, 2019
Recomendações e previsão para esta quinta
Diante da situação, a Prefeitura recomendou que os motoristas evitem as vias alagadas e alertou a população para evitar contato com postes ou equipamentos que possam estar energizados. "Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil. Os locais são informados pelo número 199", detalhou o Centro de Operações.
Essa é a situação da cidade do Rio de Janeiro nesse momento. Chuvas torrenciais assolam a cidade. pic.twitter.com/hEFcx3KTVM
— ???????? Augusto Emílio ???????? (@augustoemil) February 7, 2019
A previsão para esta quinta é de chuva fraca a moderada e a cidade deve permanecer em estágio de crise. De acordo com o Sistema Alerta Rio, o dia deve ser de tempo instável na capital em razão da formação de um sistema de baixa pressão no oceano. As temperaturas ficarão estáveis, com máxima prevista de 30°C e a mínima de 18°C.
7h22 - RIO SEGUE EM ESTÁGIO DE CRISE | Neste momento, apenas chuva fraca na cidade, mas reforçamos que há diversas ocorrências relacionadas à chuva de ontem/madrugada de hoje. pic.twitter.com/zx2Rc6K1Gc
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) February 7, 2019
Ver todos os comentários | 0 |