O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, recebeu nesta sexta-feira (26) o título de cidadania piauiense. A solenidade aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) e a proposta, feita por decreto legislativo, foi de autoria dos deputados estaduais Henrique Pires (MDB) e Fernando Monteiro (PRTB).
Em seu discurso na Alepi, Mourão disse que desde que chegou na capital se sentiu “como se tivesse chegado em um lugar onde tivesse passado grande parte da vida”. Emocionado, Mourão relembrou os passos do avô, que deixou o Piauí para seguir carreira no Amazonas.
“É com muita honra e tomado de grande alegria que venho à terra dos meus antepassados para receber um honroso título de cidadão piauiense. Distinção que recebo e levarei como marco de meu reencontro com a terra de meus avós e bisavós paternos”, afirmou.
“Terra ávida por desenvolvimento”
“Receber essa homenagem é, além do reencontro com início da minha história, uma ótima oportunidade de conhecer essa terra ávida por desenvolvimento e cheia de disposição para o crescimento, modernização e inovação”, disse Mourão.
Após o recebimento do título, Mourão almoça com empresários da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi) e à noite participa da cerimônia de abertura da 24ª edição da Convenção Lojista, realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Piauí (FCDL-PI).
No sábado (27) o vice-presidente da República segue para a cidade de Pedro II, a 165 quilômetros da capital. A família de Mourão tem raízes na cidade.
Fernando Monteiro
Durante a solenidade, o deputado Fernando Monteiro falou sobre as origens piauienses do vice-presidente e pediu que o general defendesse os interesses do estado em Brasília.
“O Piauí fica engrandecido em legitimar o que o senhor já é. Cidadão piauiense de fato e de direito. Seja um grande defensor das causas desse estado”, disse.
Sobre a reunião do general com o governador Wellington Dias, na qual o governador petista entregou lista de reivindicações para o estado, Monteiro disse que o Piauí não quer privilégios.
“Pauta de reivindicações que nada mais é que buscar os direitos desse estado. Tenha certeza que não queremos privilégios, queremos somente que o senhor defenda nossos direitos”, afirmou Monteiro.
Firmino Filho
O prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) está presente na solenidade de entrega de título de Cidadão Piauiense ao vice-presidente da República. Ele ressaltou a necessidade de estreitar relacionamento em favor do Estado.
“É um general que é neto de piauiense e que tem raízes no Piauí. Corre nas suas veias sangue do Estado e é importante que a gente possa sentir orgulho de um ver um neto de piauiense ocupando tão alto cargo da República. Ao mesmo tempo, estreitar relacionamento para que ele possa não apenas receber homenagem, mas, também estreitar compromissos com Piauí”, disse Firmino.
Família Mourão
O avô do general Antônio Hamilton Martins Mourão, que possui o mesmo nome do vice-presidente, nasceu na cidade de Pedro II, na região norte do estado. O avô do general nasceu no Piauí e foi morar no Amazonas.
A família Mourão é fundadora da Rádio FM Imperial. Inaugurada em 1991 pelo então deputado Gerson Mourão, a rádio é uma das maiores da região norte.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Wellington Dias entrega lista de solicitações para Hamilton Mourão
Henrique Pires quer título de cidadania piauiense ao general Mourão
Ver todos os comentários | 0 |