Neste sábado (12), está sendo realizado o Dia D de Vacinação contra a gripe em todo o país. Em Teresina, o objetivo da Fundação Municipal de Saúde (FMS), é imunizar 193.527 pessoas até o fim da campanha, que se encerra em 1º de junho.
A gerente de enfermagem do Hospital da Primavera, Elizângela Veronil, admitiu a superlotação no local, mas garantiu que todo o lote de vacina será aplicado na população. “No início houve uma dificuldade na vacinação. Mas depois separamos os idosos para um lado do hospital e os demais públicos alvo do outro falo. Tem muita fila, muita gente deixou para vir hoje, mas esperamos que dê tudo certo. Nós recebemos um lote de 1500 vacinas, mas se acabar, iremos encaminhar para outro hospital”, afirmou.
Isabel Veras, mãe de uma bebê de sete meses, afirmou que apesar da fila, não está havendo demora no atendimento. “Esse foi o primeiro posto que eu procurei e a vacina está disponível. A fila está muito grande, mas parece que está andando rápido. Cheguei faz pouco tempo e espero que não demore muito. Trouxe minha bebê de sete meses para prevenir, por que essa é a melhor solução para combater a gripe, principalmente a H1N1 que tem afetado muitas crianças”, disse.
A vacinação deste sábado protege contra os vírus influenza A cepa H1N1, A cepa H2N3 e influenza B. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas em todo o Brasil até o final da campanha. Dessas, 43 milhões são idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas.
Ver todos os comentários | 0 |