Em virtude das manchas de óleo encontradas no litoral brasileiro, o Ministério da Saúde divulgou na última semana as recomendações e orientações para os profissionais de saúde, voluntários e população em geral, sobre os cuidados relacionados ao contato direto com o produto.
O órgão divulgou uma lista de contatos dos Centros de Informação Toxicológica do Nordeste, referente aos nove estados atingidos. No Piauí, em casos de ocorrências por intoxicação, a população poderá solicitar a prestação do serviço através dos números 0800 280 3661 e (86) 99466 8097.
O Citox funciona durante 24 horas, contando com a assistência de médicos plantonistas com serviços de emergência dos hospitais públicos e privados. O número permite contato direto entre paciente e toxicologista.
Entenda o caso
Registrado no mês de setembro, um vazamento de óleo se espalhou por nove estados da federação, ao logo de 2,5 km da costa brasileira. De acordo com os laudos da Marinha do Brasil e Petrobras, a substância foi identificada como petróleo cru. De origem desconhecida, a multa pode chegar a R$ 50 milhões com base na Lei 9.605/1988, que pune condutas lesivas ao meio ambiente.
No Piauí, foram registradas manchas nas praias de Luís Correia, Barra Grande e Cajueiro da Praia. Ao todo, foram recolhidos aproximadamente 300kg do líquido na forma de óleo bruto e resíduos contaminados.
NOTÍCIA RELACIONADA
Semar recolhe quase 300kg de óleo nas praias do estado do Piauí
Equipe da Marinha encontra manchas de óleo no litoral do Piauí
Ver todos os comentários | 0 |