Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Seminário debate lei para Agentes de Saúde e Endemias em Teresina

No Piauí, o evento acontece com apoio do deputado federal, Silas Freire (PR), no dia 7 de abril, no auditório 3 do Atlantic City, das 8h às 12 horas.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) de todo o país se mobilizam para discussão, e posterior aprovação, do Projeto de Lei 6437/16, que propõe a regulamentação das atividades destes profissionais. Assim, em cada estado da federação acontecerá uma audiência com autoridades locais e nacionais para discutir a lei, que é importante para a categoria. No Piauí, o evento acontece com apoio do deputado federal, Silas Freire (PR), no dia 7 de abril, no auditório 3 do Atlantic City, das 8h às 12 horas. 

“Os agentes de saúde e endemias são os nossos soldados da saúde. No Piauí, são 11 mil agentes que merecem ser valorizados, afinal de contas, eles são os profissionais mais presentes nas comunidades, inspecionando residências, levando orientações e fazendo levantamentos, um trabalho tão importante para a gente prevenir e combater doenças como a temida zyka, chinkungunya e outras. Eu acredito que prevenir é o melhor investimento, afinal de contas, investir apenas quando epidemias se instalam nas populações não é nada eficiente”, argumentou Silas Freire. 


  • Foto: Lucas Dias/GP1Silas FreireSilas Freire

As dificuldades encontradas pelos agentes são muitas, desde baixos salários até a contratação de outras pessoas para realizarem atividades que já são atribuições deste grupo profissional. Assim, se diminuem custos, mas injustamente se coloca em cheque a figura do Agente de Saúde. 

“Essas são atividades específicas dos agentes de saúde, colocar outras pessoas para realizar o que já fazemos é uma forma de burlar nossa categoria e, aos poucos, vamos acabar deixando de atuar. Por isso, a lei vem para salvar nosso campo de atuação”, disse o presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde do Piauí - Sindeacs, Francisco Oliveira.

O deputado Silas Freire reforça a importância do encontro dos profissionais no estado: “Estamos convocando os agentes para participar desta reunião. A Lei 6437 estabelecerá o perfil da atividade do agente de saúde e é fundamental expor com clareza o campo de atuação e as suas atribuições. Além disso, faz-se igualmente necessário assegurar capacitação permanente e condições de trabalho adequadas”, pontuou.

Profissionais fundamentais

Vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados; aplicação de larvicidas e inseticidas; orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas; recenseamento de animais. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária e fazem parte das atribuições do agente de combate de endemias (ACE). 

Já o agente comunitário de saúde (ACS) atua orientando e acompanhando famílias e grupos em seus domicílios e os encaminhando aos serviços de saúde, realiza mapeamento e cadastramento de dados sociais, demográficos e de saúde, consolidando e analisando as informações obtidas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.