O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Themístocles filho (PMDB), apresentou Projeto de Resolução que altera o Regime Interno da Casa e proíbe o porte de armas nas dependências do Palácio Petrônio Portela. A proposta foi lida no pequeno expediente da sessão plenária desta segunda-feira (26).
- Foto: Lucas Dias/GP1Themístocles Filho
De acordo com o projeto, apenas membros da segurança que fazem parte da Companhia de Guarda do Poder Legislativo poderão utilizar armas nas dependências da Casa. O desrespeito à norma constitui infração disciplinar, além de contravenção. A Companhia de Guarda da Assembleia ficará responsável pela fiscalização e abordagem dos visitantes, com poderes para mandar revistar e desarmar.
“Não é possível entrar na Assembleia armado. Ninguém pode entrar, nem deputado e nem servidor. Isso não é algo novo, na Câmara, no Senado e em outras Assembleias são assim. Somente militares da Assembleia que poderão entrar armados. Na semana passada, muita gente estava armada, poderia ter acontecido uma tragédia”, falou o deputado Themístocles Filho, em entrevista GP1.
A resolução acontece após as manifestações ocorridas na Assembleia Legislativa na última quarta-feira (21), quando os servidores contrários à PEC apresentada pelo Governo do Estado, que institui um novo regime fiscal no Piauí, tentaram invadir o gabinete da presidência. Alguns deputados afirmam que haviam manifestantes armados durante o protesto.
Ver todos os comentários | 0 |