Depois de uma semana de indefinições o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) recuou e decidiu permanecer na base de apoio ao prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT). Por enquanto parece que os ânimos se acalmaram e tudo indica que não haverá rompimento entre os aliados.
A insatisfação do PTB com o prefeito Padre Walmir (PT) surgiu no último dia 24 de janeiro com o pedido de exoneração da Secretária Municipal de Saúde de Picos, Maria do Socorro de Sousa Moura, esposa do vice-prefeito, empresário Edilson Alves de Carvalho (PTB).
- Foto: GP1Padre Walmir nega mais espaço ao PTB em sua gestão
Apesar de o Padre Walmir declarar publicamente que a Secretaria Municipal de Saúde é da cota do PTB, até esta quinta-feira, 1º de fevereiro, o partido ainda não havia indicado ninguém para ocupar o cargo deixado por Maria do Socorro.
A exoneração de Maria do Socorro da Secretaria Municipal de Saúde gerou uma crise no Palácio Coelho Rodrigues, pois várias lideranças do PTB chegaram a defender um rompimento com o Padre Walmir. Se isso viesse a acontecer o prefeito perderia sua maioria na Câmara, tendo sua bancada reduzida para cinco vereadores.
Reunião
O prefeito Padre Walmir se encontrou ontem, 31, com o deputado Nerinho (PTB), em Teresina, para tratar sobre o assunto. Segundo apurou a reportagem do GP1, o PTB queria ocupar pelo menos mais duas secretarias municipais, mas a reinvindicação foi negada pelo gestor.
- Foto: GP1Deputado Nerinho continua apoiando a gestão do Padre Walmir
As secretarias pretendidas pelo PTB seriam a de Agricultura e Abastecimento, atualmente ocupada por Reginaldo Osvaldo e Administração, que tem como titular o acadêmico de Direito, João Paulo Nunes, filho da suplente de vereadora Creusa Nunes (PMDB).
Como os três vereadores do PTB não concordavam com o rompimento, a cúpula do partido teria resolvido permanecer na base aliada do prefeito Padre Walmir, mesmo tendo o pedido de ampliação de sua participação negado.
Participação
Além do vice-prefeito Edilson Alves de Carvalho, o PTB conta com três vereadores. Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha; José Luís de Carvalho e Francisca Celestina de Sousa, a Dalva Mocó.
O partido indicou a secretária municipal de Cultura, Marília Bezerra e o secretário de Serviços Públicos, Elisomar de Carvalho, o Mazinho. Além de Maria do Socorro para a Saúde, mas esta acabou pedindo exoneração do cargo no último dia 24.
Ver todos os comentários | 0 |