Apesar de ter sido alvo de boicotes e de um processo aberto no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) por suposto “desrespeito à família brasileira”, a campanha de Dia dos Namorados de O Boticário deste ano levou o Grand Effie (prêmio máximo) no Effie Wards Brasil 2015.
A campanha mostra casais homossexuais e heterossexuais trocando presentes da marca no dia dos namorados. O filme foi criado pela agência AlmapBBDO e dirigido por Heitor Dhalia, da Paranoid.
De acordo com a organização do prêmio, a campanha foi escolhida pela coragem do anunciante em tocar em um tema tão delicado e não voltar atrás mesmo após várias postagens contrárias nas redes sociais, inclusive sofreno ameaça de boicote.
O prêmio Grand Effie foi definido por votação nesta segunda-feira (19).
Processo
O Conar abriu no começo de junho, um processo para avaliar as denúncias recebidas sobre a propaganda. Cerca de 30 reclamações provocaram a abertura do processo. Com a repercussão do caso, o número de queixas aumentou para 300.
De acordo com reportagem da Follha de São Paulo, o órgão decidiu encerrar a representação, alegando defesa da “tolerância e da liberdade de expressão”. Além das reclamações, a campanha recebeu inúmeras mensagens de apoio.
“Não contem com a publicidade para omitir a realidade”, escreveu o relator do caso. Ainda segundo o relator, é obrigação das famílias explicarem para as crianças sobre as demonstrações de carinho expressadas por casais do mesmo sexo.
Em resposta aos ataques, a empresa disse que “acredita na beleza das relações” e que “valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista”.
A proposta de O Boticário foi “abordar, com respeito e sensibilidade a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor – independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados”.
A campanha mostra casais homossexuais e heterossexuais trocando presentes da marca no dia dos namorados. O filme foi criado pela agência AlmapBBDO e dirigido por Heitor Dhalia, da Paranoid.
Imagem: ReproduçãoPropaganda com casais gays de O Boticário vence prêmio
De acordo com a organização do prêmio, a campanha foi escolhida pela coragem do anunciante em tocar em um tema tão delicado e não voltar atrás mesmo após várias postagens contrárias nas redes sociais, inclusive sofreno ameaça de boicote.
O prêmio Grand Effie foi definido por votação nesta segunda-feira (19).
Processo
O Conar abriu no começo de junho, um processo para avaliar as denúncias recebidas sobre a propaganda. Cerca de 30 reclamações provocaram a abertura do processo. Com a repercussão do caso, o número de queixas aumentou para 300.
De acordo com reportagem da Follha de São Paulo, o órgão decidiu encerrar a representação, alegando defesa da “tolerância e da liberdade de expressão”. Além das reclamações, a campanha recebeu inúmeras mensagens de apoio.
Imagem: ReproduçãoPropaganda com casais gays de O Boticário vence prêmio
“Não contem com a publicidade para omitir a realidade”, escreveu o relator do caso. Ainda segundo o relator, é obrigação das famílias explicarem para as crianças sobre as demonstrações de carinho expressadas por casais do mesmo sexo.
Em resposta aos ataques, a empresa disse que “acredita na beleza das relações” e que “valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista”.
A proposta de O Boticário foi “abordar, com respeito e sensibilidade a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor – independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados”.
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