Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Piauí registra 419 focos de incêndio apenas no mês de setembro

O dado é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O Piauí registrou 419 focos de incêndio até a manhã desta sexta-feira (9). O dado é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Esse levantamento é feito a partir do levantamento dos satélites sobre o Estado. Essas queimadas, bastante comuns durante os meses que compreendem o B-R-O Bró (setembro, outubro, novembro e dezembro) acontecem com mais frequência nas rodovias e áreas verdes das cidades.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Major Egídio LeiteMajor Egídio Leite

Em agosto, o Corpo de Bombeiros do Piauí registrou o aumento de 40% do número de focos de incêndio em relação ao mesmo período de 2015.

Em entrevista ao GP1, o relações públicas da Corporação, major Egídio Leite, disse que o mês de agosto de 2016 pode ser considerado como “atípico”. “Choveu razoavelmente, mas nós acreditamos que nesse mês de setembro, esses focos de incêndio aumentem e isso acontece porque as vegetações se desenvolvem no período que aumenta o registro de chuva”, afirmou.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, as chuvas em agosto não foram muito fortes, mas alcançaram índices razoáveis, contribuindo para o desenvolvimento da vegetação, que secou mais rápido do que o esperado, favorecendo o cenário atual. Sobre as precauções a fim de evitar novos focos de incêndio no Estado, o major Egídio Leite esclarece que a maioria dos focos desses incêndios acontecem por atos imprudentes e que são necessários serem evitados, como atear fogo em um pouco de lixo, que contribui para alastrar o fogo e também baganas de cigarros jogadas às margens das rodovias ou em terrenos baldios.


“Como nós estamos em um período muito seco, depois que se inicia um incêndio, para controlar, é extremamente difícil”, pontuou o major Egídio Leite. O Corpo de Bombeiros se planejou para este período com instalações de guarnições extras e novas viaturas para dar resolutividade à demanda mais intensa. Além disso, a Corporação conta com o apoio do Exército Brasileiro, que destaca dois caminhões-pipa para dar suporte ao combate de incêndios.

Prevenção de incêndios

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou um levantamento apontando as principais regras para evitar incêndios. São elas: mantenha sempre à vista o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros – 193; conservar sempre as caixas de incêndios em perfeita condições de uso e somente as utilize em caso de incêndio; os extintores devem estar fixados sempre em locais de fácil acesso, devidamente carregados e revisados (periodicamente); revisar periodicamente toda a instalação elétrica do prédio, procurando inclusive constatar também a existência de possíveis vazamentos de gases; evitar o vazamento de líquidos inflamáveis; evitar a falta de ventilação; não colocar trancas nas portas de halls, elevadores, porta corta-fogo ou outras saídas para áreas livres, nem obstruí-las com materiais ou equipamentos; tomar cuidado com cera, utilizada nos pisos quando dissolvida; não deixar estopas ou flanelas embebidas em óleos ou graxas em locais inadequados; alertar sobre o ato de fumar em locais proibidos (como elevadores) e sobre o cuidado de atirar fósforos e pontas de cigarros acessos em qualquer lugar; aconselhar os trabalhadores para que verifiquem antes de sair de seus locais de trabalho, ao término da jornada de trabalho, se desligaram todos os aparelhos elétricos, como estufas, ar condicionado, exaustores, dentre outros; em caso de incêndio, informar o Corpo de Bombeiros o mais rápido possível: a ocorrência, o acesso mais fácil para a chegada ao local e o número de pessoas acidentadas, inclusive nas proximidades; nunca utilizar os elevadores no momento do incêndio; evitar aglomerações para não dificultar a ação do socorro e manter a área junto aos hidrantes livre para manobras e estacionamento de viaturas.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Incêndio no terreno do shopping Rio Poty em TeresinaIncêndio no terreno do shopping Rio Poty em Teresina

Registros em Teresina

Dentre esses 419 focos de incêndio, dois foram registrados na semana passada em Teresina. Um deles foi em uma creche no bairro Morada do Sol e o outro no Clube dos Advogados no bairro Angelim.

Nesta semana, a subestação de energia elétrica da Eletrobras Distribuição Piauí também foi atingida por um incêndio que começou em um matagal próximo do local, que é considerado perigoso por ter material inflamável.

Apenas ontem (8) foram dois registros na Capital Piauiense. Um deles foi Às margens da BR 343, próximo ao Mercado do Peixe e o outro em um terreno do Shopping Rio Poty.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.