O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, afirmou nessa segunda-feira (13) que até maio o Estado do Piauí espera ter 400 leitos de UTI exclusivos para o atendimento de vítimas do novo coronavírus e que está tentando conseguir novos respiradores para o combate da covid-19. Atualmente a Arena Verdão está passando pelos últimos ajustes para receber a instalação de um hospital de campanha, que atenderá pacientes com covid.
O secretário explicou que existem vários cenários relacionados a disseminação do coronavírus e por isso o governo espera chegar o mais preparado possível ao mês de maio, quando deve ocorrer o pico da doença.
- Foto: Lucas Dias/GP1Florentino Neto
“Queremos ultrapassar 400 leitos de UTIs e de estabilização até maio”, afirmou o secretário que destacou que “existem vários cenários, os mais pessimistas e os mais palatáveis. O importante é chegar em maio com o aumento de leitos e com respiradores, por isso estamos concentrados em conseguir respiradores”.
Ele explicou que existe uma dificuldade na aquisição dos respiradores, já que são vários países que estão em busca desses equipamentos. “A dificuldade é porque assim como nós estamos buscando, o mundo todo também. Estamos com 81 respiradores para receber e ontem passei o dia dialogando com fornecedores do Brasil e da China para conseguir mais respiradores”, explicou.
Florentino Neto disse que ainda aguarda a liberação dos respiradores que estão em posse do Ministério da Saúde. “[O Ministério] Travou uma remessa de 21 respiradores e outra de 59. A de 21 já foi liberada e devemos receber até o dia 30 de abril. A de 59 estamos lutando para a liberação junto com a empresa, mas quem diz sobre a liberação é o Ministério”, disse o secretário estadual de Saúde.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sobe para 51 número de casos confirmados de coronavírus no Piauí
Wellington diz que demanda por leitos de UTI aumentou 200% no Piauí
Covid-19: Wellington e Firmino visitam hospital de campanha do Verdão
Ver todos os comentários | 0 |