Alvos de busca e apreensão nesta terça-feira (24), o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), o Dudu da Fonte, são suspeitos de tentarem comprar o silêncio de um ex-assessor que tem colaborado com as investigações da Lava Jato contra eles. A investigação é da Procuradoria-Geral da República. Também alvo da operação, o ex-deputado federal Márcio Junqueira foi preso preventivamente, apontado como o intermediário dos parlamentares.
Segundo a PGR, o esquema investigado inclui o pagamento de despesas pessoais, ameaças e até proposta para a mudança do teor de depoimento que incriminaria os alvos da operação de hoje. O objetivo das medidas cautelares é reunir mais provas de que houve atuação para compra de silêncio.
- Foto: Lucas Dias/GP1Senador Ciro Nogueira
De acordo com o Estadão, além do mandado de prisão contra o ex-deputado federal Márcio Junqueira, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão. Além dos gabinetes ocupados pelos parlamentares no Congresso Nacional e dos respectivos apartamentos funcionais, em Brasília, foram realizadas buscas em endereços residenciais na capital federal, em Teresina (PI), Recife (PE) e Boa Vista (RR).
A operação foi deflagrada por autorização do ministro Edson Fachin, relator de um inquérito que apura repasses a políticos do PP por meio de contrato fictício, com suspeitas de prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Até agora, não havia informação nos autos sobre obstrução à investigação.
Em nota, o advogado Antonio Carlos de Almeida e Castro, o Kakay, disse que a defesa do senador Ciro Nogueira está acompanhando as buscas que estão sendo realizadas na residência e no gabinete do senador.
Ver todos os comentários | 0 |