Estações pluviométricas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEM) de Parnaíba, registram nesta quinta-feira (21) um acúmulo de chuva acentuado que ultrapassa os 100mm. Segundo gráficos de precipitação acumulada do centro de monitoramento, em 24h choveu o previsto para um mês inteiro.
- Foto: CEMADENVolume registrado em 24 horas
Nos bairros Piauí e São José, as bombas que canalizam a água de um local para o outro não foram suficientes para conter o volume que subiu 1 metro a mais do que o normal e atingiu cerca de 40 casas.
Segundo o major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, a prefeitura já disponibilizou abrigos provisórios para acolher os moradores que tiveram suas casas afetadas. “Já temos 4 pontos pra onde serão levadas as pessoas que moram nessas áreas de risco", informou.
- Foto: DilvugaçãoRuas alagadas
Em entrevista ao GP1, o professor e climatologista Werton Costa explicou o porquê do volume concentrado de chuva no litoral do estado. “A atividade convectiva no litoral do Piauí, ou seja, a grande formação de nuvens de temporal, provocou essa chuva concentrada na faixa litorânea. O oceano está muito quente e a atuação da zona de convergência mais expressiva, pois estamos no pico do período chuvoso", explicou.
Ver todos os comentários | 0 |