Está circulando pelas redes sociais um vídeo que mostra pacientes dormindo nos corredores do Hospital Regional Tibério Nunes, localizado na rua Gabriel Ferreira, bairro Manguinha, no município de Floriano.
A superlotação no hospital está obrigando os pacientes a dormirem nos corredores. No vídeo é possível ver que apenas alguns pacientes estão em macas. Já outros estão deitados em colchonetes, nas cadeiras do hospital ou até mesmo no chão.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) admitiu que o hospital possui uma superlotação devido à grande demanda de pacientes. Além disso, falou que possui problemas estruturais por se tratar de um prédio antigo, mas que no primeiro semestre de 2019 irá ocorrer a primeira fase de um projeto licitatório para a realização de uma reforma que irá dobrar o número de leitos.
Confira a nota na integra:
Sobre um vídeo que circula nas redes sociais, a direção do Hospital Regional Tibério Nunes admite a superlotação em alguns momentos na assistência hospitalar. Tal superlotação é reflexo da grande demanda de pacientes, que vêm tanto do Piauí, como do Maranhão. Ao todo, são mais de 150 municípios atendidos pelo Hospital, o que equivale a cerca de 17 mil procedimentos por mês, entre consultas, exames e cirurgias. Nas palavras do superintendente de Assistência, da Secretaria de Estado da Saúde, médico Alderico Tavares, Tibério Nunes é “o HUT do interior do Estado, tanto pela resolutividade como no número de atendimentos realizados”.
Pelos dados expostos e, principalmente, em olhar e cuidar dos pacientes, a recomendação é que a equipe do Tibério Nunes exerce suas vocações de forma a atender a todos que procuram uma assistência adequada, resolutiva e mais próxima de sua residência. Somente aqueles casos em que o Hospital não seja referência é que deve ser encaminhado à capital, o que é em torno de 5% do total de atendimentos.
Há problemas estruturais? Sim. O prédio é uma construção antiga, de campanha, mas que há décadas está em atividade.
Há solução? Sim. Recentemente, o secretário de Saúde, Florentino Neto, em reunião com a equipe da Caixa e parlamentares e senadores eleitos, apresentou o projeto de reforma e ampliação do Hospital, que vai dobrar o número de leitos. Em análise na Caixa, a obra tem parte dos recursos garantidos por emenda do deputado federal Assis Carvalho e que, de acordo com os técnicos do banco, o projeto executivo está em fase final de análise para que no primeiro semestre de 2019 ocorra o processo licitatório.
Reafirmamos nosso compromisso em trabalhar para atender a todos que buscam assistência médica-hospitalar e em outra ponta, atuamos administrativamente para que possa ser iniciada a licitação de um novo Hospital, ações pontuais e de longo prazo para que se possa garantir uma saúde para todos.
Ver todos os comentários | 0 |