A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), iniciou a construção do Corredor Segregado Leste do Sistema de Transportes Públicos de Teresina e suas faixas exclusivas, que compreendem do Terminal da Avenida Presidente Kennedy até o Balão de São Cristóvão, na zona Leste da cidade.
Serão construídos sete corredores exclusivos e segregados nas seguintes áreas da cidade: Corredor Sul I (compreende as Avenida Barão de Gurguéia e Henry Wall de Carvalho), Corredor Sul II (nas Avenidas Miguel Rosa e Professor Wall Ferraz), o Corredor da Avenida Gil Martins, que irá ligar a Avenida Maranhão ao terminal do Itararé, o Corredor Leste (compreende as Avenidas Presidente Kennedy, João XXIII), Corredor Norte I (Rua Rui Barbosa), o Corredor Norte II (na Avenida Duque de Caxias e Ruas Magalhães Filho e Anísio de Abreu) e para finalizar o Corredor Sul III (na Avenida Maranhão). Alguns desses corredores já estão em fase de construção.
De acordo com a Diretora de Transportes Públicos da Strans, Cíntia Machado, a obra do corredor da Kennedy, que está orçada em R$ 8.924.883,28, está iniciando do terminal e virá no sentido leste/centro.
Os corredores segregados serão exclusivos para a circulação dos ônibus e tem como principal objetivo priorizar a circulação dos transportes coletivos ao centro de Teresina, reduzindo assim os tempos das viagens e aumentando a frequência dos ônibus. “A previsão é que essa obra seja concluída em 12 meses, com isso além de agilizar o atendimento para os usuários, as estações de transbordo serão climatizadas proporcionando mais conforto para as pessoas que utilizam o transporte coletivo em Teresina. O corredor contará com 14 estações de embarque e desembarque”, acrescentou.
Além dos corredores segregados, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) está construindo os terminais de integração, que são um total de oito, sendo dois em cada zona da cidade. Na zona Sudeste estão sendo construídos os terminais do Livramento e do Itararé, na zona Sul do Bela Vista e do Parque Piauí, na zona Norte, do Bueno Aires e do Rui Barbosa, e na zona Leste o terminal da Santa Isabel e da Kennedy.
A diretora Cíntia Machado ressalta que em alguns terminais as obras estão bem avançadas e a previsão é que dos oito, seis sejam entregues até o final deste ano. “O primeiro terminal a ser entregue para a população é o do Livramento, e deverá estar em funcionamento até o final de março, e em seguida será entregue o terminal do Bela Vista, que começa a funcionar imediatamente após a sua conclusão.”, explicou.
A diretora reforça ainda que os demais terminais serão entregues para a população ao longo do ano. “À medida que as obras forem concluídas serão entregues e começarão a funcionar imediatamente, com isso teremos um transporte mais rápido e com mais segurança para os usuários.” acrescentou.
Cíntia ressalta que os terminais têm basicamente a mesma estrutura. As mudanças acontecem somente por conta das dimensões dos terrenos. “A estrutura dos terminais é praticamente a mesma, diferenciando pela sua implantação no terreno e a quantidade de linhas por terminal. Estes terminais devem proporcionar maior conforto aos usuários do transporte público.”
Paralelamente, estão sendo finalizadas as estações de transbordo, que serão três no centro da cidade. “Uma que já foi concluída e está funcionando na Praça do Fripisa, outra, em fase de construção na Praça João Luís Ferreira, e a terceira será na Praça Saraiva.”, explicou.
As estações são paradas mais amplas e que darão mais conforto para as pessoas. “A nossa ideia e proporcionar agilidade ao ônibus e consequentemente reduzir o tempo de espera nas paradas de ônibus”, finalizou. Todas as ações fazem parte das obras para a implantação do novo sistema de transportes públicos no município de Teresina.
Serão construídos sete corredores exclusivos e segregados nas seguintes áreas da cidade: Corredor Sul I (compreende as Avenida Barão de Gurguéia e Henry Wall de Carvalho), Corredor Sul II (nas Avenidas Miguel Rosa e Professor Wall Ferraz), o Corredor da Avenida Gil Martins, que irá ligar a Avenida Maranhão ao terminal do Itararé, o Corredor Leste (compreende as Avenidas Presidente Kennedy, João XXIII), Corredor Norte I (Rua Rui Barbosa), o Corredor Norte II (na Avenida Duque de Caxias e Ruas Magalhães Filho e Anísio de Abreu) e para finalizar o Corredor Sul III (na Avenida Maranhão). Alguns desses corredores já estão em fase de construção.
Imagem: Renato BezerraTerminal de Integração Livramento
De acordo com a Diretora de Transportes Públicos da Strans, Cíntia Machado, a obra do corredor da Kennedy, que está orçada em R$ 8.924.883,28, está iniciando do terminal e virá no sentido leste/centro.
Os corredores segregados serão exclusivos para a circulação dos ônibus e tem como principal objetivo priorizar a circulação dos transportes coletivos ao centro de Teresina, reduzindo assim os tempos das viagens e aumentando a frequência dos ônibus. “A previsão é que essa obra seja concluída em 12 meses, com isso além de agilizar o atendimento para os usuários, as estações de transbordo serão climatizadas proporcionando mais conforto para as pessoas que utilizam o transporte coletivo em Teresina. O corredor contará com 14 estações de embarque e desembarque”, acrescentou.
Além dos corredores segregados, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) está construindo os terminais de integração, que são um total de oito, sendo dois em cada zona da cidade. Na zona Sudeste estão sendo construídos os terminais do Livramento e do Itararé, na zona Sul do Bela Vista e do Parque Piauí, na zona Norte, do Bueno Aires e do Rui Barbosa, e na zona Leste o terminal da Santa Isabel e da Kennedy.
A diretora Cíntia Machado ressalta que em alguns terminais as obras estão bem avançadas e a previsão é que dos oito, seis sejam entregues até o final deste ano. “O primeiro terminal a ser entregue para a população é o do Livramento, e deverá estar em funcionamento até o final de março, e em seguida será entregue o terminal do Bela Vista, que começa a funcionar imediatamente após a sua conclusão.”, explicou.
A diretora reforça ainda que os demais terminais serão entregues para a população ao longo do ano. “À medida que as obras forem concluídas serão entregues e começarão a funcionar imediatamente, com isso teremos um transporte mais rápido e com mais segurança para os usuários.” acrescentou.
Cíntia ressalta que os terminais têm basicamente a mesma estrutura. As mudanças acontecem somente por conta das dimensões dos terrenos. “A estrutura dos terminais é praticamente a mesma, diferenciando pela sua implantação no terreno e a quantidade de linhas por terminal. Estes terminais devem proporcionar maior conforto aos usuários do transporte público.”
Paralelamente, estão sendo finalizadas as estações de transbordo, que serão três no centro da cidade. “Uma que já foi concluída e está funcionando na Praça do Fripisa, outra, em fase de construção na Praça João Luís Ferreira, e a terceira será na Praça Saraiva.”, explicou.
As estações são paradas mais amplas e que darão mais conforto para as pessoas. “A nossa ideia e proporcionar agilidade ao ônibus e consequentemente reduzir o tempo de espera nas paradas de ônibus”, finalizou. Todas as ações fazem parte das obras para a implantação do novo sistema de transportes públicos no município de Teresina.
Ver todos os comentários | 0 |