O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) admitiu em nota divulgada nesta quarta-feira (05), equívoco ao excluir do balanço geral do Enem 2015 os resultados dos institutos federais.
Após a divulgação dos dados do Enem 2015 por escola, na última terça-feira (04), os institutos federais reclamaram a ausência das instituições na divulgação, argumentando em nota que os cursos de ensino médio ofertado por elas são de referência e que alcançaram posições de destaque nos anos anteriores.
- Foto: DivulgaçãoEnem
O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Marcelo Bender Machado disse em nota que a ausência dos institutos causou indignação. “As instituições da rede vêm crescendo positivamente no ranking. Portanto, tínhamos uma expectativa diferente para a divulgação do resultado. Cabe-nos, agora, dialogar e tentar reverter esta situação”.
De acordo com a Istoé, o texto divulgado pelo Inep diz que a definição das escolas com resultados no Enem 2015 seriam calculados e divulgados pela autarquia realizada de acordo com a Portaria nº 501, de 27 de setembro de 2015. No entanto, houve um erro na interpretação da parte técnica que fez os cálculos para a divulgação dos resultados do Enem 2015 por escola e, por isso, os institutos federais não foram incluídos “Sendo assim, a administração atual do Inep decidiu processar os resultados dos institutos federais no Enem 2015 e divulgar tão logo seja possível”, diz a nota.
Ver todos os comentários | 0 |