O advogado Ibaneis Rocha (MDB) é oficialmente o novo governador do Distrito Federal. Com 100% das seções eleitorais apuradas, ele ficou com 69,79% dos votos válidos, contra 30,21% de seu adversário Rodrigo Rollemberg (PSB).
Dos 2,081 milhões de eleitores do Distrito Federal, 394.275 não compareceram às urnas, o que corresponde a uma abstenção de 18,94%. Houve ainda 3,47% de votos brancos e 7,99% de votos nulos.
- Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão ConteúdoIbaneis
Novato na política, Ibaneis virou uma das maiores surpresas na disputa eleitoral. O advogado de 47 anos e ex-presidente regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) saltou de 2% das intenções de votos, no início da campanha em agosto, para liderar a preferência do eleitorado com folga no segundo turno.
O aparente anseio da sociedade por uma renovação na política, como foi registrado nas urnas no início de outubro, pode ter motivado a ascensão meteórica de Ibaneis. “Um governo impopular, o sentimento de rejeição, além de alguém com poder econômico podem explicar esta subida”, afirma o cientista político Leonardo Barreto.
O próprio candidato concorda. “Sou muito técnico e pragmático, já vinha pesquisando há um ano e meio para ver o sentimento da população e era de renovação”, diz Ibaneis.
Ver todos os comentários | 0 |