- Foto: Divulgação/UFPIFloresta fóssil de Altos
Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) descobriram uma floresta fóssil no município de Altos, a cerca de km de Teresina, capital do Piauí. Foram encontrados cerca de 70 troncos de árvores fossilizadas há mais de 270 milhões de anos.
A floresta fóssil de Altos é a segunda encontrada no Piauí. De acordo com um estudo publicado na revista “Pesquisa em Geociências”, reforça a tese de que parte da região Nordeste era coberta por uma densa floresta de árvores de grande porte, parentes de pinheiros e araucárias.
Denominado “Sítio Paleobotânico São Benedito”, a floresta fóssil apresenta vasta quantidade de troncos gmnospérmicos de grande porte da Formação Pedra de Foco, do período Permiano. As plantas fossilizadas possuem caules de até 1,80 m de diâmetro estão localizadas a 19km da cidade de Altos.
Pesquisadores acreditam que ainda há material no local que não foi descoberto. “Estima-se que a quantidade de troncos fósseis possa ser ainda maior. Esses são encontrados em sua maioria na posição horizontal, rolados no solo, visivelmente sem ramos ou outros órgãos vegetais conectados", afirma a pesquisa.
Ver todos os comentários | 0 |