- Foto: Mike Segar/ReutersTrump
Contrariando pesquisas e previsões, Donald Trump derrotou a democrata Hillary Clinton e será o 45º presidente dos Estados Unidos.
De acordo com o Estadão a eleição de Trump foi confirmada às 5h30, quando a apuração apontou sua vitória no Estado de Winconsin e ele chegou a 276 delegados – 6 a mais do que os 270 necessários para ser eleito – contra 218 de Hillary. Às 6h30, a apuração ainda estava em andamento, mas o placar de delegados no colégio eleitoral continuava inalterada.
Em seu discurso, após o resultado, o republicano continuou surpreendendo. Ressaltou a união entre todos os norte-americanos e parabenizou a adversária, Hillary Clinton, que foi considerada favorita até a reta final da campanha. "Trabalhando juntos, vamos começar a tarefa urgente de reunir nossa nação. É isso que quero fazer agora por nosso país”, destacou Trump.
E a surpresa das eleições nos Estados Unidos também causou alvoroço no mercado de ações. A bolsa de valores de Tóquio, por exemplo, perdeu mais de 5% e não muito diferente, na Europa, os principais índices abriram esta quarta-feira (09) em queda.
Com 70 anos, Donald Trump já é considerado o presidente mais velho da história dos Estados Unidos e terá o grande desafio de comandar a maior potência mundial.
Ver todos os comentários | 0 |