A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou, na sessão desta quarta-feira (14), o projeto enviado pelo governador Wellington Dias que autoriza o Estado a firmar acordo para por fim às demandas judiciais, individuais ou coletivas, que têm como objetivo a reparação de possíveis danos sofridos pelas vítimas da Barragem de Algodões.
- Foto: Lucas Dias/GP1Alepi
Os deputados aprovaram que o Governo do Estado firme acordo com as famílias que foram vítimas da tragédia, ocorrida há sete anos, para pagar os prejuízos sofridos, desde aos danos patrimoniais e morais, bem como quais outras reparações requeridas nas ações individuais e coletivas.
O projeto foi acompanhado por uma comissão com procuradores do Estado e representantes das vítimas junto ao Governo e a Justiça. De acordo com os cálculos das ações judiciais, o Estado iria gastar a quantia de R$ 300 milhões com as indenizações, mas com o acordo, o Estado terá que desembolsar R$ 60 milhões. As indenizações serão depositadas nas contas individuais de cada uma das vítimas em 30 parcelas.
Tragédia
O rompimento da barragem de Algodões, localizada no município de Cocal, ocorreu no dia 27 de maio de 2009. A tragédia deixou nove mortos e centenas de desabrigados após os 50 milhões de metros cúbicos de água liberados da barragem em questão de minutos deixarem um rastro de destruição.
Ver todos os comentários | 0 |