Qual é o limite do humor? Esta é uma das principais perguntas feitas para artistas durante entrevistas. Para a juíza Maria Isabel do Prado, da 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo, o limite do humor é a injúria.
A magistrada condenou Danilo Gentili, nesta quarta-feira, 10, a uma pena de seis meses e 28 dias de detenção, em regime inicial semiaberto, por ter praticado crime de injúria contra a deputada federal Maria do Rosário Nunes, do PT do Rio Grande do Sul. Ele poderá recorrer da sentença em liberdade.
Em 2016, ele publicou mensagens chamando a deputada de ‘cínica’, ‘falsa’ e ‘nojenta’. Danilo foi processado pela parlamentar.
Na decisão, a juíza ressalta o direito à liberdade de expressão, mas enfatiza que, quando alguém ultrapassa a linha da ética, surge no Estado de Direito a tutela penal como legítimo instrumento de contenção contra o uso abusivo da liberdade de expressão. “Verifico que o humorista e apresentador dolosamente injuriou através da internet a deputada federal, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, atribuindo-lhe a alcunha de ‘puta’”, escreveu a magistrada.
Nas redes sociais, além da indignação dos seguidores, Danilo Gentili ganhou apoio de outros artistas que também trabalham com humor, como Tom Cavalcanti, Marcelo Tas e Oscar Filho.
Confira:
O Humor que ajuda a ganhar consciência foi penalizado @DaniloGentili comediante na prisão? Esgotaram-se as tratativas, diálogo entre as partes para tão grave crime? Acredito na justiça e torço para que esse mal entendido seja corrigido! #menos pic.twitter.com/YemfCMnatq
— TOM CAVALCANTE (@TomCavalcante1) April 11, 2019
Peraí... o @DaniloGentili chamou a @mariadorosario de puta e ele foi condenado à prisão por isso??? E carrega a #LulaLivre no perfil? Deputada, dois pesos e duas medidas? Chamar de puta não é lá algo que se faça, mas que devaneio é esse de abuso de autoridade?
— Oscar Filho (@OscarFilho) April 11, 2019
No Brasil, políticos tem imunidade contra processos; ao mesmo tempo que comediantes e jornalistas são processados por políticos. Quem perde é a livre expressão #DaniloLivre @DaniloGentili
— Marcelo Tas (@MarceloTas) April 11, 2019
Até o filho do presidente da República, Jair Bolsonaro, ironizou a decisão da Justiça. Eduardo Bolsonaro escreveu no perfil oficial dele no Twitter. “Alguém sabe se isso é uma piada ou algo sério e real?”.
Ao longo da madrugada desta quinta-feira, 11, Danilo Gentili seguiu repercutindo a decisão com os internautas. “Não me levem cigarros, por favor. Levem charutos”, escreveu na legenda de uma caricatura em que aparece algemado.
Ver todos os comentários | 0 |