O governador Wellington Dias (PT) enviou, neste domingo (20), uma carta ao Fórum dos Governadores do Brasil onde pede a elaboração de um plano nacional para a retomada da economia do país após a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.
O documento também foi enviado à Confederação Nacional dos Prefeitos e aos prefeitos das capitais de todas as unidades federativas. Segundo Wellington Dias, é necessário juntar as propostas dos governadores, do setor privado, do Congresso Nacional e do Governo Federal para que esse plano seja elaborado, já que não existe nenhuma proposta nesse sentido atualmente.
- Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
O governador destacou que algumas medidas atuais vão prejudicar a economia, como a extinção do auxílio para que as empresas complementem o salário de seus empregados a fim de evitar demissão, a redução em 50% do auxílio financeiro emergencial e da compensação de fontes importantes para os estados e municípios como FPE, FPM, ICMS e ISS.
"Não estou defendendo que a União sustente estados e municípios para sempre neste patamar, mas devemos ter um plano de medidas anticíclico e permanente que ajude e encoraje o setor privado a manter e ampliar investimentos, atraindo novos negócios", explicou.
Wellington Dias destacou que essas medidas não podem ser extintas, pois podem gerar uma onda de desemprego. “Teremos forte queda na economia e varejo. Isto já a partir de outubro e vai piorando até início do ano", afirmou.
O governador finalizou a carta, pedindo a realização de uma reunião com todos os governadores, representantes de prefeitos e do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Consefaz).
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Brasil já possui 3.820.095 pessoas curadas do novo coronavírus
Piauí chega a 2.037 mortes e 90.370 casos confirmados de covid-19
Covid-19: Henrique Pires é internado com 25% dos pulmões comprometido
Ver todos os comentários | 0 |