Até o final desta semana, a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), deve concluir a aplicação dos testes rápidos para a Covid-19 em todos os servidores públicos que estão em atividade de forma presencial. Ao todo, serão testados 2.273 trabalhadores dos órgãos da administração direta e indireta do município.
A FMS já testou mais de oito mil servidores da saúde e esta semana está sendo a vez dos profissionais que atuam nos demais órgãos. A medida visa cumprir os Decretos nº 19.735/2020 e nº 19.772/2020, assinados pelo prefeito da Capital Firmino Filho (PSDB).
De acordo com a diretora de Atenção Especializada da Fundação Municipal de Saúde, Jesus Mousinho, com essa ação a prefeitura está preservando a saúde dos trabalhadores e contendo a disseminação dos casos de coronavírus.
- Foto: Brunno Suênio/GP1Fundação Municipal de Saúde
“Os testes rápidos para Covid-19 são disponibilizados para servidores ativos, que estão desenvolvendo as suas funções no seu posto de trabalho. Com essa ação, estamos contribuindo para cuidar da saúde dos trabalhadores e para conter a disseminação do novo Coronavírus”, disse Jesus Mousinho.
Os testes estão sendo realizados de forma programada, onde cada órgão informa ao servidor o dia e o horário da coleta, conforme cronograma definido pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SEMA) em parceria com a FMS.
Afastamento
Os servidores que apresentem resultados de infecção recente positiva serão afastados de suas atividades laborais por um período mínimo de sete dias, podendo esse tempo ser acrescido, a critério médico.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Testes para covid-19: conheça os diferentes tipos e saiba como fazer
Nova pesquisa com testes de covid-19 será feita em 15 cidades do Piauí
João Mádison diz que Firmino deve arcar com testes da covid-19 nas empresas
Ver todos os comentários | 0 |