O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) emitiu uma nova recomendação na quarta-feira (15), para prorrogar a suspensão do atendimento eletivo prestado em clínicas, consultórios, hospitais, ambulatórios médicos, laboratórios e clínicas de imagem no estado do Piauí até o dia 30 de abril deste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus – Covid-19.
De acordo com a recomendação do órgão, só ficam permitidos os “atendimentos clínicos e/ou cirúrgicos em situação de urgência e emergência, bem como dos procedimentos e exames; consultas, exames laboratoriais e de imagem e procedimentos ambulatoriais relacionados a oncologia e hemodiálise; Pré-Natal; doenças infectocontagiosas; retorno pós-operatório; cirurgias eletivas inadiáveis, como cirurgias oncológicas, cardiovasculares, transplantes de órgãos e tecidos dentre outras”, diz trecho do documento.
- Foto: DivulgaçãoConselho Regional de Medicina do Piauí
No dia 31 de março o CRM-PI recomendou a primeira medida de isolamento, que se estendeu até esta quinta (16). Contudo, devido ao aumento do número de casos de covid-19 no estado, a entidade decidiu recomendar a suspensão até o final deste mês.
Em situações de atendimento presencial, algumas normas deverão ser seguidas, como: higienização freqüente do ambiente e disponibilização de álcool gel 70%; ir um acompanhante, no máximo, por paciente, quando a presença for estritamente indispensável; manter o afastamento necessário entre as pessoas; avaliar cuidadosamente a necessidade de atendimento dos pacientes dos grupos considerados de risco para formas graves de covid-19, evitando quando possível.
Também é necessário que sejam utilizados os devidos equipamentos de proteção individual (máscara cirúrgica, avental, gorro, luvas descartáveis e protetores facial ou óculos) e alguns procedimentos especiais realizar uso de máscara N95 ou PFF2.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
CRM do Piauí autoriza uso de cloroquina em pacientes com covid-19
Covid-19: CRM-PI pede que médicos suspendam atendimentos eletivos
Ver todos os comentários | 0 |