Já estão em ritmo acelerado as construções das estações para passageiros nos corredores segregados e exclusivos para ônibus. O objetivo dos espaços é otimizar a circulação do transporte coletivo na capital, assim como facilitar o embarque e desembarque de passageiros.
De acordo com a diretora de Transportes Públicos da Strans, Cintia Machado, a expectativa é que até o final do ano sejam concluídos dois corredores. “Em alguns corredores já estamos com as obras das estações bem avançadas, por isso acreditamos que até o final do ano alguns já poderão começar a ter ônibus circulando”, acrescentou.
Os corredores segregados serão exclusivos para a circulação dos ônibus, e tem como principal objetivo otimizar o acesso dos transportes coletivos ao centro de Teresina, reduzindo assim os tempos das viagens e aumentando a frequência dos ônibus. “Além de agilizar o atendimento para os usuários, as estações de embarque/desembarque serão climatizadas proporcionando mais conforto para as pessoas que utilizam o transporte coletivo em Teresina”, acrescentou.
No que diz respeito à travessia do pedestre a diretora explica que nos locais em que as estações não fiquem próximo a um cruzamento semaforizado, serão implantados semáforos para pedestres. “As estações foram projetadas para oferecer o conforto e segurança total para os usuários do transporte público, por isso serão implantados semáforos para pedestres para assegurar uma travessia tranquila para todos”, finalizou.
Além dos corredores segregados, serão implantadas faixas preferenciais em muitas áreas da cidade. Serão as seguintes faixas: Faixa Norte-Leste, Faixa Leste-Sudeste. “Essas faixas preferenciais serão implantadas para interligar pontos entre corredores e terminais e proporcionar mais agilidade para o transporte coletivo realizar a integração entre as zonas”, finalizou.
Imagem: Divulgação Parada de ônibus
Estão sendo construídos sete corredores exclusivos e segregados nas seguintes áreas da cidade: Corredor Sul I (compreende as Avenida Barão de Gurguéia e Henry Wall de Carvalho), terão 12 estações, Corredor Sul II (nas Avenidas Miguel Rosa e Professor Wall Ferraz), serão construídas 22 estações o Corredor da Avenida Gil Martins, cinco estações, o Corredor Leste (compreende as Avenidas Presidente Kennedy e João XXIII), serão 18 estações, sendo 14 na Avenida Kennedy e 4 estações na Avenida João XXIII, já o Corredor Norte II (na Avenida Duque de Caxias) contará com 8 estações para passageiros. De acordo com a diretora de Transportes Públicos da Strans, Cintia Machado, a expectativa é que até o final do ano sejam concluídos dois corredores. “Em alguns corredores já estamos com as obras das estações bem avançadas, por isso acreditamos que até o final do ano alguns já poderão começar a ter ônibus circulando”, acrescentou.
Imagem: DivulgaçãoEstação de passageiros
A diretora reforça que quantidade de estações para passageiros nos corredores foi definida de acordo com a dimensão da via e ainda levando em consideração a quantidade de pessoas que devem circular pela local.Os corredores segregados serão exclusivos para a circulação dos ônibus, e tem como principal objetivo otimizar o acesso dos transportes coletivos ao centro de Teresina, reduzindo assim os tempos das viagens e aumentando a frequência dos ônibus. “Além de agilizar o atendimento para os usuários, as estações de embarque/desembarque serão climatizadas proporcionando mais conforto para as pessoas que utilizam o transporte coletivo em Teresina”, acrescentou.
No que diz respeito à travessia do pedestre a diretora explica que nos locais em que as estações não fiquem próximo a um cruzamento semaforizado, serão implantados semáforos para pedestres. “As estações foram projetadas para oferecer o conforto e segurança total para os usuários do transporte público, por isso serão implantados semáforos para pedestres para assegurar uma travessia tranquila para todos”, finalizou.
Além dos corredores segregados, serão implantadas faixas preferenciais em muitas áreas da cidade. Serão as seguintes faixas: Faixa Norte-Leste, Faixa Leste-Sudeste. “Essas faixas preferenciais serão implantadas para interligar pontos entre corredores e terminais e proporcionar mais agilidade para o transporte coletivo realizar a integração entre as zonas”, finalizou.
Ver todos os comentários | 0 |