Senadores e deputados federais, derrubaram nesta quarta-feira (27), cerca de sete vetos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), entre eles o veto ao projeto da deputada federal Rejane Dias (PT-PI), que garante o atendimento de profissionais de psicologia e serviço social aos alunos das escolas públicas de educação básica.
Com a derrubada do veto ao projeto da parlamentar, a proposta da primeira-dama piauiense será promulgada e com isso se torna lei, mesmo que não tenha o apoio do presidente. O texto foi aprovado na Câmara e no Senado após anos de tramitação e era uma das propostas que a Frente Parlamentar de Enfrentamento à Violência nas Escolas defendia.
- Foto: Divulgação/AscomCongresso derruba veto de Jair Bolsonaro a projeto de Rejane Dias
Mobilização no Congresso
Em defesa de seu projeto não aprovado a deputada preparou uma mobilização no Congresso Nacional com o objetivo de derrubar o veto de Jair Bolsonaro.
Durante sua tramitação, a deputada realizou reuniões para o engajamento das bancadas em torno da proposta. À bancada feminina, a parlamentar levou mais de 30 membros dos Conselhos Regionais de Psicologia para apresentar as razões pelas quais a derrubada do veto é determinante para o combate ao bullying dentro da escola.
- Foto: Divulgação/AscomProjeto de autoria de Rajane Dias
A proposta obteve apoio de entidades do setor de educação, psicologia e serviço social. Um manifesto favorável ao projeto foi assinado em setembro pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee), a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep), a Federação Nacional de Psicólogos (Fenapsi) o Conselho Federal de Serviço Social (Cfess) e a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss).
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Rejane Dias mobiliza Congresso para derrubar veto de Bolsonaro
Rejane Dias critica veto de Jair Bolsonaro a psicólogos em escolas
Comissão da Câmara aprova projeto da deputada Rejane Dias
Ver todos os comentários | 0 |