O senador Ciro Nogueira (Progressistas) disse nesta quarta-feira (16) que o governador Wellington Dias (PT) está comemorando resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que não são das escolas estaduais.
Conforme Ciro, o Piauí só apresentou bons resultados porque as notas da rede estadual foram somadas às notas das escolas municipais e da rede privada. “O Piauí fica melhor quando todas as redes são consideradas, ou seja, o governador está celebrando como seus os bons resultados dos outros”, escreveu.
O governador Wellington Dias faz festa, mas os números do IDEB no Piauí estão mais para tristeza. Os dados do INEP indicam que as escolas públicas estaduais tiveram nota reprovativa nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) September 16, 2020
Ciro disse ainda que as notas dos últimos anos das escolas estaduais não atingiram a meta. “As escolas estaduais tiveram nota reprovativa no Ideb para 8º e 9º anos. O Piauí tirou 4,3 quando a meta era 4,4. No Ensino Médio teve 3,7 quando a meta era 3,8. Ou seja, o ensino público estadual foi reprovado, mas o governador faz vídeo celebrando inexistente aprovação”, continuou.
Dados Inep
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em relação ao Ensino Fundamental – anos iniciais, a rede estadual teve um crescimento de meio ponto percentual, garantindo 6.0 em 2019, 1.5 acima dos 4.5 projetados para este ano. Nos anos finais do ensino fundamental, a rede pública estadual avançou 0.3 pontos em relação ao Ideb anterior, saindo de 4.0 (2017) para 4.3 (2019).
Outro lado
Procurada pela GP1, a coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado afirmou que os dados oficiais do Ministério da Educação divulgados nessa terça-feira (15) mostraram que o Piauí apresentou o terceiro maior crescimento entre os estado do Brasil no último resultado do IDEB.
Confira a nota na íntegra
No caso do IDEB, os dados oficiais do MEC, divulgados ontem, colocam o Piauí como o terceiro melhor do Nordeste e o quinto em todo o Norte e Nordeste. O crescimento na nota do Ideb do Piauí foi de 65% de 2005 para cá. O terceiro maior crescimento entre todos os estados do Brasil. Esses dados colocam o Piauí à frente de 23 estados da federação.
NOTÍCIA RELACIONADA
Wellington Dias comemora resultado positivo do Piauí no Ideb 2019
Ver todos os comentários | 0 |