Durante assembleia realizada na noite dessa sexta-feira (02), o Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI) juntamente com a categoria decidiram por seguir a orientação do Conselho Nacional dos Bancários em deflagrar greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (06).
A paralisação, de âmbito nacional, é uma forma de reivindicação por parte da classe que rejeitou a proposta de reajuste da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), equivalente à 6,5% no salário, nos auxílios refeição, alimentação, creche e abono de R$3 mil.
- Foto: UolBancários entram em greve a partir de terça-feira
O presidente do SEEBF/PI, José Arimatea Passos, afirma que “não houve acordo sobre as reivindicações da categoria e nem foram apresentadas propostas decentes pela Fenaban”, já que a oferta não cobre nem a inflação do período.
Para o Diretor Regional do Sindicato dos Bancários em Teresina Secretário de Relações de Trabalho da CUT, João Neto, a crise econômica não é o motivo para as reivindicações da categoria não serem atendidas. “Esse é um setor altamente lucrativo, não teve problema no setor financeiro, os juros estão altíssimos, os lucros continuam os mesmos e eles apresentaram uma proposta abaixo da inflação, insistindo em uma proposta de abono do ano passado”, argumentou.
Com o movimento grevista, apenas os caixas eletrônicos continuarão em funcionamento para autoatendimento como saques e transferências. Todos os bancos do Estado e em quase todo os país estarão de portas fechadas a partir da próxima semana.
Ver todos os comentários | 0 |