A população dos Estados Unidos vai às urnas nesta terça-feira, 5 de novembro, para escolher o novo presidente. Embora o pleito esteja concentrado na disputa entre o republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris, outros candidatos concorrem ao cargo, por partidos menores e um deles de maneira independente.
Os outros candidatos que estão na disputa são Jill Stein, do Partido Verde; Chase Oliver, do Partido Libertário; e Cornel West, independente.
Jill Stein, 74 anos, é médica formada pela Universidade de Harvard e ativista da causa ambiental. Em abril deste ano, ela chegou a ser presa em um protesto pró-Palestina no estado do Missouri.
Chaser Oliver é o candidato do terceiro maior partido estadunidense. Aos 39 anos, é assumidamente gay e pró-armas, e defende os direitos individuais.
Já Cornel West é um professor universitário e ativista de esquerda. Com mestrado e doutorado em Filosofia, ele já escreveu mais de 20 livros e também produziu três álbuns musicais, em colaboração com artistas como Prince e Jill Scott.
Como funciona a eleição nos EUA
Nos Estados Unidos, a eleição é indireta. Toda a população vai às urnas, contudo, o resultado apenas indica como deve votar o Colégio Eleitoral, que é quem, de fato, decide. O Colégio Eleitoral e constituído por delegados representando cada estado. Em todo o país, são tirados 538 delegados.
A quantidade de delegados em cada estado varia de acordo com o tamanho da população e o número de parlamentares no Congresso. O candidato mais votado em um estado leva todos os delegados nesse estado. Para vencer, o presidenciável precisa obter os votos de, ao menos, 270 delegados.
Ver todos os comentários | 0 |