Neste domingo (22), a Venezuela realiza as eleições primárias para eleger um adversário político para o ditador Nicolás Maduro em 2024. Dos dez candidatos que competem pelo posto, a ex-deputada federal Maria Corina Machado lidera a preferência da população, mesmo estando inelegível por 15 anos.
Maria Corina Machado pode concorrer nas primárias, já que os opositores de Maduro fazem a votação sem o apoio estatal. Mas, caso ganhe, ela não poderá se registrar oficialmente na cédula presidencial.
“A Venezuela e todas as suas famílias estão hoje unidas, dentro e fora do nosso país. Este processo cívico e massivo é um reconhecimento dos esforços de muitas pessoas. Muito animada com tudo que estou vendo e ouvindo”, afirmou a ex-deputada.
As primárias acontecem após o governo da Venezuela e a oposição chegarem a um acordo para estabelecer garantias de que as eleições em 2024 aconteçam. Segundo o acordo, a eleição presidencial do país acontecerá no segundo semestre de 2024 e observadores internacionais serão autorizados a monitorar a votação. Esse foi o principal motivo para os EUA aceitarem diálogos para afrouxar as sanções à ditadura de Maduro e retornarem a comprar petróleo do país.
Ver todos os comentários | 0 |