O Ministério das Relações Exteriores do Governo Lula (PT) anunciou nessa quinta-feira (5), retorno do Brasil a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). O país participou da sua criação ao convocar em 2008 a I Cúpula de Países da América Latina e Caribe (Calc), realizada na Costa do Sauípe, na Bahia.
O Brasil deixou de integrar a lista de países participantes da Celac em 2020, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), ao mesmo tempo em que países regidos sob ditaduras de esquerda, como Cuba e Nicarágua, foram incluídos em sua composição. Ao todo, 33 países integram a organização.
O ???????? comunicou hoje aos países membros da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (#CELAC) a reincorporação do País, de forma plena e imediata, a todas as instâncias políticas e técnicas do mecanismo. pic.twitter.com/XixogNVwHH
— Itamaraty Brasil ???????? (@ItamaratyGovBr) January 5, 2023
Segundo a nota do Itamaraty, a entidade promove o “diálogo político, da concertação e da cooperação regional em um conjunto amplo de temas, entre os quais segurança alimentar e energética, saúde, inclusão social, desenvolvimento sustentável, transformação digital e infraestrutura para a integração”.
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, presidiu o presidente Lula para participar da VII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Celac, que será realizada em Buenos Aires no dia 24 de janeiro.
Ver todos os comentários | 0 |