Ivana Trump, a primeira esposa de Donald Trump e mãe dos três filhos mais velhos do ex-presidente, morreu nesta quinta-feira, 14, aos 73 anos em Nova York. A informação foi anunciada pela família da empresária e pelo próprio Trump na sua plataforma de rede social.
Ela foi encontrada em casa, em Manhattan. A causa da morte é investigada. “Ela era uma mulher maravilhosa, linda e incrível, que levou uma vida ótima e inspiradora”, escreveu Trump.
Ivana e Donald se casaram em 1977 e tiveram três filhos: Donald Jr, Ivanka e Eric. “Ela estava tão orgulhosa deles, como todos nós estávamos tão orgulhosos dela”, escreveu o ex-presidente. “Descanse em paz, Ivana!”
A polícia investiga a possibilidade de Ivana ter caído da escada de sua casa, o que configuraria uma morte acidental. Ela foi encontrada inconsciente perto do local.
Ivana nasceu na antiga Tchecoslováquia em 1949, na cidade de Gottwaldov, hoje chamada Zlín. Antes de se mudar para os Estados Unidos, ela foi esquiadora e integrou a equipe nacional júnior de esqui. Nos EUA, trabalhou como empresária, modelo e escritora. Quando se casou com Trump, o casal se estabeleceu como um dos mais poderosos de Nova York na década de 1980.
Neste período, Ivana atraiu quase tanta atenção midiática quanto o marido. No obituário publicado nesta quinta-feira, o New York Times destaca que o casal ajudou a definir a década como uma era americana de glamour e excessos entre a elite – imagem que Trump utilizou para se consolidar como uma personalidade televisiva até 2016, quando decidiu concorrer à presidência dos EUA.
Tão ambiciosa quanto Donald, Ivana se gabava que a família Trump seria como os Rockefellers no futuro: uma família entre as mais ricas, poderosas e influentes nos Estados Unidos. Enquanto seu marido era impetuoso e grosseiro parte das vezes, Ivana apareceu para a elite de Nova York como uma mulher charmosa e sofisticada, abrindo portas para círculos sociais que Trump tinha dificuldades de transitar.
Como empresária, ela também foi determinante para o sucesso do império imobiliário da família Trump. Ivana foi descrita muitas vezes como obcecada por detalhes e viciada em trabalho, e assinou ao lado do marido vários dos primeiros projetos da Trump Organization, como a Trump Tower, em Manhattan, e o cassino Trump Taj Mahal, em Atlantic City.
Ela era a vice-presidente de design de interiores da Trump Organization e administrava uma das propriedades mais premiadas, o Plaza Hotel, enquanto criava os três filhos do casal.
O divórcio do casal em 1990 foi impulsionado em parte pelo caso de Trump com Marla Maples, com quem ele se casou mais tarde, e acabou explorado por tablóides durante semanas. Em um depoimento, Ivana acusou Trump de estuprá-la, mas mais tarde voltou atrás e afirmou que não quis dizer a palavra de forma literal.
Em uma declaração da família postada no Facebook, os filhos escreveram: “Nossa mãe era uma mulher incrível – uma força nos negócios, uma atleta de classe mundial, uma beleza radiante e mãe e amiga carinhosa.
Ver todos os comentários | 0 |