O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, pediu ao primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, que mediasse as negociações em Jerusalém entre a Ucrânia e a Rússia.
O pedido foi feito durante um telefonema entre os dois líderes na sexta-feira, de acordo com o embaixador ucraniano em Israel, Yevgen Kornichuk. Um funcionário israelense que falou anonimamente para falar mais livremente confirmou que o pedido foi feito.
"Acreditamos que Israel é o único estado democrático do mundo que tem grandes relações com a Ucrânia e a Rússia", disse Kornichuk. O gabinete de Bennett confirmou que um telefonema ocorreu, mas se recusou a comentar sobre seu conteúdo.
Kornichuk disse que Israel não concordou imediatamente com o pedido. "Eles não disseram não", disse ele. “Eles estão tentando descobrir onde estão neste jogo de xadrez.”
A Ucrânia se sentiria mais confortável negociando em Israel do que na Belarus, um aliado próximo do Kremlin e local de negociações de paz anteriores, porque considera Israel uma parte mais neutra, disse Kornichuk.
Israel tentou mediar entre a Ucrânia e a Rússia várias vezes nos últimos anos. Israel deseja manter bons laços culturais e comerciais com ambos os países; tanto a Rússia quanto a Ucrânia têm populações judaicas significativas, enquanto Israel tem muitos cidadãos de origem russa e ucraniana.
Ver todos os comentários | 0 |