O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi eleito nesta quarta-feira (07) a “pessoa do ano” pela revista Time. A premiação que ocorre anualmente desde 1927 aponta as personalidades mais influentes do ano em diferentes categorias.
De acordo com a revista Time, o líder ucraniano inspirou os cidadãos de seu país e ganhou elogios globais por sua coragem em resistir à invasão da Rússia.
TIME's 2022 Person of the Year: Volodymyr Zelensky and the spirit of Ukraine #TIMEPOY https://t.co/06Y5fuc0fG pic.twitter.com/i8ZT3d5GDa
— TIME (@TIME) December 7, 2022
“Nas semanas após as bombas russas começaram a cair em 24 de fevereiro, sua decisão de não fugir de Kiev, mas ficar e reunir apoio foi fatídica”, pontuou a revista sobre Zelensky.
Na segunda-feira (5), o jornal Financial Times também elegeu Volodymyr Zelensky como a pessoa do ano. O mandatário está à frente do país durante o conflito armado com a Rússia, que se estende há mais de nove meses.
Outras premiações da Time
Artista do ano - quarteto feminino Blackpink
Atleta do ano - Aaron Judge, jogador de beisebol
Ícone do ano - atriz malaia Michelle Yeoh
Heroínas do ano - mulheres do Irã
Inovador do ano - Gregory Robinson e o Telescópio James Webb
Quem é Volodymyr Zelensky?
Além de ser presidente, Zelensky também é um ex-comediante ucraniano que ficou internacionalmente conhecido por ter sido eleito presidente da Ucrânia na eleição que ocorreu no país em 2019. Antes de ser eleito o líder ucraniano, Zelensky fez série satírica onde interpretava professor azarado que se tornou líder do país por acidente.
A vitória de Zelensky foi entendida como um voto de protesto por parte da população ucraniana, indignada com a crise econômica que afetava o país e com a corrupção na política tradicional.
Zelensky teve carreira como comediante e ator, trabalhando na área do entretenimento. Ele tornou-se uma figura de grande fama na Ucrânia após ser protagonista em uma série chamada Servo do Povo, em que um professor de história indignado com a corrupção na Ucrânia se torna presidente.
Em 2022, Zelensky viu seu país ser invadido pela Rússia por conta da aproximação da Ucrânia com a Otan.
Ver todos os comentários | 0 |