O maior vulcão ativo do mundo entrou em erupção no Havaí, nos Estados Unidos, pela primeira vez em quase 40 anos - a última vez foi em 1984. De acordo com o Serviço Geológico do estado americano (USGS), o Mauna Loa entrou em erupção na noite desse domingo (27), por volta das 23h30.
Na manhã desta segunda-feira, 28, o escritório de monitoramento de vulcões do USGS tuitou: “A lava parece ter fluído para fora da caldeira, mas, por enquanto, as fontes eruptivas permanecem confinadas à caldeira”.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), a erupção do Mauna Loa desencadeou uma série de terremotos de baixa intensidade na ilha americana.
???????? | O maior vulcão ativo no mundo, entra em erupção no Havaí.
— Notícias pelo Mundo (@NoticiasMundo23) November 28, 2022
O vulcão Mauna Loa, considerado o maior do mundo ainda em atividade, entrou em erupção no Havaí, EUA.
Segundo o portal Kauai Now trata-se da primeira erupção do vulcão nos últimos 38 anos. pic.twitter.com/5iqXhVfY1h
Atualmente, USGS informou através do seu site que, os fluxos de lava estão contidos na área e não ameaçam as comunidades próximas. No entanto, um alerta vermelho foi emitido para a aviação devido à emissão de cinzas em grandes altitudes.
A erupção mais recente, em 1984, durou 22 dias e produziu fluxos de lava que chegaram até em torno de sete quilômetros de Hilo, cidade onde hoje vivem cerca de 44.000 pessoas.
Apesar de ter passado 38 anos sem entrar em erupção, o Mauna Loa é considerado um dos mais ativos do planeta. Desde 1840, 33 eventos foram registrados. Tremores observados em outubro deste ano já indicavam uma movimentação do magma abaixo do vulcão, prenunciando a erupção atual.
Ver todos os comentários | 0 |