O Partido Republicano ganhou maioria de assentos na Câmara dos Deputados (chamada de Casa dos Representantes) nos Estados Unidos, vencendo as eleições em meio de mandato, após mais de uma semana de contagem de votos.
Projeções já apontavam a vitória do partido conservador, que se concretizou depois que o partido conquistou a 218º cadeira na Casa, resultado da vitória na Califórnia, enquanto o Democratas conquistou apenas 210 assentos.
Os resultados configuram o país para dois anos de governo dividido, visto que o Partido Liberal obteve maioria dos assentos no Senado. O atual líder do Partido Conservador, Kevin McCarthy, celebrou e prometeu colocar a “América de volta no caminho certo.”
A vitória do Partido Republicano na Câmara significa uma barreira para o governo do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que pode ter projetos vetados pela Câmara. Antes da votação, o Partido Democrata controlava o Senado e Câmara.
Em discurso, Biden parabenizou McCarthy. “O povo americano quer que façamos as coisas para eles”, declarou o presidente americano. Além do Senado e Câmara, os eleitores também elegeram os governadores da maioria dos estados.
Com informações da repórter Carolina Matta
Ver todos os comentários | 0 |